Publicado por: descobrindoomar | setembro 27, 2012

Ressurgência: lendo e entendendo!

Em algumas regiões do oceano, a água pode mover-se verticalmente para a superfície ou para o fundo como resultado da circulação superficial, dirigida pelos ventos, que carrega a água para longe ou em direção a essas regiões.

O fenômeno da ressurgência ou upwelling é caracterizado pelo afloramento de águas profundas, geralmente frias e ricas em nutrientes, em determinadas regiões dos oceanos. Essas regiões têm, em geral, alta produtividade primária e importância comercial para a pesca.

Imagem

Figura 1: O mapa apresenta as principais regiões de ressurgência.

Ressurgência Costeira

Ocorre quando águas superficiais adjacentes aos continentes são carregadas para o oceano aberto. Observado ao longo da costa leste nos Oceanos Pacífico e Atlântico, o fenômeno de ressurgência costeira ocorre com mais intensidade ao longo da borda oeste dos continentes, entre 10º e 30º de latitude, que se situam entre as regiões mais produtivas do planeta. Esse é o caso da área de atuação das correntes do Peru e da Califórnia, no Pacífico, e das Canárias e de Behguela, no Atlântico. Não é, portanto, por acaso, que o Peru encontra-se em 2º lugar no ranking mundial de produção de pescados por captura, com produção de cerca de 9 milhões de toneladas, em 2002, ficando atrás apenas da China.

Ao atingir a camada eufótica, essas águas promovem desenvolvimento acelerado do fitoplâncton e, consequentemente, aumento importante da produção primária, cujos efeitos podem ser observados ao longo de toda a cadeia trófica marinha.

Na costa brasileira é bastante conhecida a ressurgência costeira de Cabo Frio – RJ (Figura 2), ocorrendo com maior frequência no verão do que no inverno. A massa de água que aflora nas proximidades da costa dessa ressurgência é a Água Central do Atlântico Sul (ACAS), massa de água fria e com elevadas concentrações de nutrientes.

Nessa região, ocorrem concentrações importantes de pequenos peixes pelágicos, como a sardinha, as quais são as presas preferenciais do bonito listrado, espécie de atum também abundante na região. Entretanto, mesmo que alguns processos de ressurgência de quebra da plataforma, menos importantes e intermitentes, promovam o soerguimento de águas profundas em alguns trechos ao longo de nossa costa, em decorrência das condições oceanográficas prevalecentes, o mar brasileiro é considerado oligotrófico e, assim, relativamente bem mais pobre se comparado às regiões de ressurgência costeira, acima mencionadas. Essa é uma das principais razões para o Brasil ter ocupado a 25ª posição entre os países produtores de pescado no mundo, em 2002, com uma captura de cerca de 800 mil toneladas, considerando-se a produção de águas continentais e marinhas juntas.

Imagem

Figura 2: Distribuição de temperatura nas proximidades de Cabo Frio. Repare que nessa região, as temperaturas chegam a atingir 16ºC em águas superficiais.

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABeBIAL/sensoriamento-remoto-aplicado-a-oceanografia

Para saber mais, acesse:

http://www.arraialdocabo.fot.br/ressurgencia.htm

http://www.youtube.com/watch?v=ua1Ek8Rta_E (Leia o texto que acompanha o vídeo)

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EnsMed/expensgeo_5e6.pdf (página 159)


Deixe um comentário

Categorias