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Responses

  1. o projeto e otimo e queria pedi que apresentasse para o ensino fundamental

  2. Eu achei muito legal aprendi bastante coisas que eu não sabia. Parabens ha vocês do projeto descobrindo o mar.

  3. FOI TUDO OTIMO CONHER O MAR DE UM JEITO DIFERENTE !

  4. Gostaria de saber mais sobre a parte de Oceanografia – Física. Qual é a principal circulação superficial das águas ?

    Mayara Alves 2°A

  5. Háa então eu axeei o Projeto muito interessante tevee coisass q eu nunca vii na mh vidaa!!
    Fooi legaau seriaa Boom se todoos os bimestre tivesse esses tipoos de Projetoo…

    Salve 1 A…. Haii Salaa ZIKAAÁ…

  6. O projeto foi otimo só que foi muito pouco tempo
    o tempo passou muito rapido, eu tirei minhas duvidas e apreendi muitas coisas
    deveria ter mais projetos assim na escola.

    1º F

  7. O projeto foi muito bom pois aprendi coisas novas e é bom aprender sobre o mar de maneira diferente e eu gostei de tudo . muito
    legal espero que teja mais valeu ai .

  8. eu acho que tem q programa melhor pq otempo e muito pouco e nos percebemos o nervosismo deles em querer passa o asunnto

  9. Foi tudo muito bem organizado,mas o que atrapalhou um pouco foi o curto espaço de tempo que teve em cada materia em cada explicação

  10. o projeto é algo muito interresante, pois existen pessoas que não poderiam ter essas experiencias em outros lugares.Gostei muito gostaria que voltasse a minha escola.

  11. o projeto foi muito bom porque eu aprendi coisas novas não só eu como os meus colegas.espero que volte lá na ecola,para nos passar novas coisas.

  12. Eu achei o projeto excelente, os monitores explicarm tudo de uma forma facil de compreender. Espero que tenho outros projetos iguais a essa na minha escola.
    Parabéns para o pessoal do descobrindo o mar.

  13. Muito legal,pois aprendemos um pouco de cada coisa de um jeito facil e diferente.

    Gostei,espero que isso ocorra mais vezes!

  14. Na minha opinião eu acho que deveria ser mais tempo o estudo , pois são coisas muitos interessantes para pouco tempo de participação . Acho tambem que o projeto deveria estar em todas as escolas estaduais , para que todos os alunos venham aprender e saber muito mais sobre o projeto .
    Participar do projeto foi umas experiência muito interessante que todos os alunos puderam aprender muito mais .

    Nome : Thamires Ribeiro N°42 Serie :2°B

  15. FOI MUITO INTERESSANTE,GOSTARIA DE REVER TUDO DE NOVO!

  16. Uma Dúvida:
    Como São Formados Os Corais ?

  17. O projeto foi excelente , não precisa melhorar em nada !
    Apenas , o tempo que foi muito curto ; devia ter mais de 20 minutos , tinha tanta coisa interessante para se aprender , mais valeu cada segundo que estive vendo , aprendendo sobre a “oceanografia” . Espero que outras escolas tenham a mesma oportunidade que nós tivemos.
    Além desse projeto ter nos ajudado sobre as quatro partes do oceano , o mesmo nos ajudou em algumas matérias como : geogafia , física , biologia e química . Essa experiência que tivemos foi muito útil , até gostaria de ver de novo esse projeto .

    Nome : Taise Bruna dos Santos Nº 38 Série : 2º D
    E.E Profº Amenaide Braga de Queiroz.

  18. Adoreii muitoo o projeto aprendii muita coisa interresante
    Queria que tivesse durado mais tempo!!

    Escola estudal ProfºAmenaide Braga de Querioz
    Larissi Costa Rmaos nº26 2ºD

  19. Adorei ter participado do projeto achei muito interessante na minha opniao nao precisa mudar nada . solucionou muitas duvidas minhas e de outros colegas em sala de aula .

    E.E prof Amenaide Braga de Queiroz.
    Jaqueline Jesus Macedo 2 D numero 20

  20. O projeto e realmente muito bom e interessante pois acaba com certas duvidas e disperta curiosidades.

    E.E ProfºAmenaide Braga de Querioz
    Daiane 2°D N° 06.

  21. O projeto pra mim não precisa melhorar,mas
    a forma de relatorio que a professora pede
    é muito ruim de fazer,particulamente não consigo expor tudo que entendi em um relatorio, um seminário ou um debate entre alunos e professores em sala de aula seria a melhor opção pois posso afirmar que os alunos ao invez de ficar se MATANDO,escrevendo,decorando e correndo para a entrega do relatório se procuparia em prestar atenção nos detalhes para poder impor o que aprendeu no seminário, seria uma forma mais divertida de aprender!
    Grata Illa nº 15
    ( 1º B )

  22. Gostaria de tirar uma duvida , seria possivel fazer com que as geleiras voltassem a ser como era antes?
    Espero resposta…

    • Olá Erik. Para as geleiras voltarem ao estado normal é preciso que a temperatura média da região onde elas ocorrem diminua.

  23. O projeto foi ótimo, mas não consegui entender direito o nome dos materiais usados na aula, como é o nome do material usado para coletar água para pesquisas? OBRIGADO

    • O nome do equipamento usado para coletar água é Garrafa de Niskin

  24. O trabalho d evocês foi maravilhoso, me possibilitou aprender muito mais sobre todas as coisas que residem nos oceanos.
    Obrigado pela visita

    Jonathan 2°D n° 22

    Amenaide Braga

  25. E.E. Profª Amenaíde Braga de Queiroz
    Marcos Vinicius nº:28 3ºA

    Este projeto foi muito interessante e aprendemos muitos sobre os diversos ramos da oceanografia, e o prjeto serviu para que pensemos em nossos atos hoje para a natureza agradecer mais tarde.

    Minhas dúvidas!
    Perguntas:
    1-)Quais doenças os plásticos consumidos pelo animais marinhos podem transmitir ao ser humano?
    2-)De que maneira o ciclo das geleiras podem afetar o clima terrestre?
    3-)Porque a areia da Bahia é diferente da areia do Litoral de São Paulo?
    4-)No Brasil existe alguma localidade parecida com o “Lixão do Pacífico”?
    5-)Qual a condutibilidade do sal?

  26. O projeto foi uma coisa bem interessante e diferente do que agente ja tinha visto, possibilitando agente conhecer coisas novas. Parabêns pelo trabalho !

  27. E.E. Profª Amenaíde Braga de Queiroz
    Samara Lima Najjar nº29 1ºD

    Dúvidas:
    O ciclo hidrológico ajuda a manter o clima do planeta em equilíbrio ?

  28. Eu adorei o projeto, ele esclareceu todas as minhas dúvidas sobre a oceanografia, sem contar que eu aprendi coisas que eu não sabia. Como a origem da areia da praia, oprojeto foi bastante esclarecedor, e as técnicas usadas para mostrar como ocorrem os fenômenos no oceno foram muito crativas.
    Minhas dúvidas:
    1) como é chamado o objeto usado para acender a lâmpada atravéz da água salgada?
    2)existem baleias ou tubarões que se alimentam de matérias orgânicas?
    3)em quanto tempo mais ou menos a elevação do nivel do mar vai deixar as cidades litorâneas submersas?
    4)como é retirado sal de cozinha da água do mar?
    5)pra onde os gases do efeito estufa vão? e o que acontece com eles?

    • Hanny, aqui vão as respostas:
      1- O objeto usado na área da ocenografia química, não tem um nome específico, ele é um circuito elétrico aberto que permite mostrar como é a condução de eletricidade na água salgada.
      2- Não, porém existem alguns tipos de baleias, chamadas baleias de barbatana (sub órdem misticethy) que se alimentam de zooplâctons como o Kril, um pequeno crustáceo. Existem também tubarões, como o tubarão baleia, maior peixe do planeta, que também se alimenta de grandes quantidades de zooplâncton.
      3- Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas), até o fim do século o nível do mar irá aumentar em média 0,5 metros, porém isso é apenas uma estimativa. Leia o texto “Erosão da linha de costa: Um problema preocupante” para saber mais sobre o assunto.
      4- Basicamente através da evaporação dessa água. De maneira simples, eles represam a água do mar em grandes tanques, e esperam o calor evaporar toda a água. Porém após ser retirado da água este sal recebe um tratamento de refino industrial.
      5- Os gases do efeito estufa ficam armazenados na atmosfera do planeta.

  29. Dúvidas : Como vocês fazem para identificar a quantidade de sal contida na água do mar ?
    N°33 – 1°C

    • Através da medição da condução de energia elétrica da água do mar. A condução de energia elétrica na água salgada é realizada pelos íons que o sal libera na água após ser dissociado pela água. Esses íons possuem cargas positivas e negativas que permitem a passagem da corrente elétrica por eles. Quanto mais sal presente na água, menos energia é perdida nesse processo, e por isso maior será a condutividade da solução (água + sal).

  30. Dúvida : Como é formada a camada denominada Pré-sal ?

    N°28-1°C

  31. adoreii o progeto foi bem interessante eu nunca tinha ovido falar. gostei de saber q as corais são coloridas por causa das algas,e são chamadas de fenômeno de branqueamento de corais.

    duvida:
    de onde vem os lixos no oceano??

    Nathalia Machado Rodrigues nº:32 série:2º C

    • Olá Nathalia, leia o texto “Olixo nos oceanos” para responder sua pergunta. Obrigado

  32. Eu achei que esse projeto foi um presente excelente para os alunos do Amenaíde. Além de levar conhecimento para os alunos, o projeto ainda abriu nossos olhos para vermos o que a poluição em geral pode causar danos ao ambiente em que vivemos, e que devemos nos conscientizar desses problemas antes que seja tarde. De assuntos que foram da vida marinha, até aquecimento global, o projeto conseguiu despertar interesse a todos.

    Amei o projeto, e acho que essa iniciativa foi muito boa, pois todos devem saber sobre os maus que nos mesmos causamos ao planeta.

    A todos os integrantes desse maravilhoso projeto um enorme PARABÉNS!!!

    Veronica Castro Velasco nº 35 série 3ºA
    Aluna da escola “Profª Amenaíde Braga de Queiroz”

  33. O projeto é muito interessante,serve para nos mostrar a importancia do planeta e como ele fica quando não pensamos nele em futuro próximo.

  34. EE AMENAÍDE BRAGA DE QUEIROZ

    O projeto é super interessante, foi bem facil de entender.

    Dúvida: Como que surgiu o projeto ?

  35. Como são formados os corais ?

    • Os corais são colônias de organismos pertencentes ao filo dos cnidários, parentes da água viva de das anêmonas. Suas colônias ocorrem em regiões oceânicas afastadas do costa onde a água possui baixa quantidade de nutrientes (oligotróficas) e muito pouco material em suspensão (água cristalinas). Existem dois tipos de corais, os corais verdadeiros que são capazes de formar recifes (estruturas rochosas formadas por carbonato de cálcio) e os falsos corais que não formam recife. Para formar o recife, os corais utilizam dois íons presentes na água do mar, o íon carbonato [CO3-] e os íons de cálcio [Ca+], transformando-os em um composto chamado carbonato de cálcio [CaCO3], substância dura que é utilizada na constituição de nossos ossos, por exemplo. Leia “Acidificação dos oceanos, um risco eminente” e entenda como esses organismos podem ser afetados pela emissão descontrolada de CO2 na atmosfera.

  36. Na minha opinião o projeto é muito interessante e é importante ser levado nas escolas pois ensina aos alunos mais sobre o mar, tira curiosidades enfim nos oferece ensino e aprendizado sobre o mar !

  37. Minhas Perguntas:

    1) Qual a utilização do petróleo que é formado pela transformação de matéria orgânica ?

    2) Como é recebida a energia solar no nosso planeta ?

    3) Como são formadas as correntes oceânicas superficiais e onde elas se movimentam ?

    4) O que causa o movimento de subida e descida do nível do mar ?

    5) O que causa a concentração de lixo no Oceano Pacífico ?

  38. bom o projeto foi ótimo me ajudou nas dúvida em que eu tinha sobre o mar…

    só não endi muito bem sobre o que os videos queriam explicar.

  39. olá minha duvida é como que surgiu esse projeto descobrindo o mar para leva-ló até a escola amenaide?

    • Bom Karine, o projeto surgiu da iniciativa de quatro alunos de graduação do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo em 2005. A partir de 2008 ele foi incorporado ao departamento de extensão da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas – FUNDESPA, onde começou a ser aplicado em escolas públicas do município de São Paulo. Ano passa do o projeto realizou duas etapas piloto em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. Neste ano, estamos visitando as escolas que a Secretaria indica através da Diretoria de Ensino da Zona Norte 2, e a escola de vocês foi uma das escolhidas.

  40. Minha duvida é em relação ao petroléo, pois em uma das bancadas explicaram algo de que ele demora um tempo muito longo para se formar, e gostaria de saber se vocês tem uma estimativa de tempo, e do que é formado o petroléo.

  41. Duvida:Como é recebida a energia solar no nosso Planeta???

  42. Tharick 2ºD Nº39

    Eu achei o projeto muito bom, todos os monitores explicam bem e facil de compreender. Parabéns para o pessoal do descobrindo o mar.
    Que voltem mais vezes no Amenaide Braga de Queiroz

    Duvida: De que maneira as geleiras podem afetar o clima terrestre?

    • Tharick, o derretimento das geleiras podem freiar o afundamento de água oceânica que ocorre nos polos devido a introdução de água doce no oceano por meio do gelo derretido. Isso pode causar a parada da circulação oceânica global, interrompendo o transporte de calor das regiões tropicais para as regiões polares que é realizado pelas correntes oceânicas. Para saber mais sobre como as correntes oceânicas são formadas, leia os textos presentes na págia“” rel=”nofollow”>Entendendo as correntes oceânicas“

  43. o projeto e super interessante…. pude me concientizar que a importancia do equilibrio maritimo e tao importante quanto outras coisas q ainda sm afetam o planeta…. gostei muito

  44. Duvida: alem das rochas e de sertos tipos de conxas tem outro meio de se obter areia ?

    • Kamila, as areais das praias são formadas apenas por fragmentos de rochas. As conchas presentes em algumas praias são chamadas de biodetritos.

  45. E.E escola Prof Carlos de Laet

    O projeto é ótimo,proficionais muito atensiosos e bem preparados para nôs passar coisas tão magnificas

  46. E.E Profª Amenaíde Braga de Queiroz
    Vinícius Soares 1ºD Nº 42

    Dúvida: Quais os tipos de correntes oceânicas existentes?

    • Vinícius, existem dois tipos de correntes oceânicas, as superficiais e as termohalinas. Leia os texto presentes na página “Entendendo as correntes oceânicas” para saber como essas correntes funcionam.

    • Vinícius, para saber sobre as correntes oceânicas leia os textos presentes na página “Entendendo as correntes oceânicas

  47. E.E. Profª Amenaíde Braga de Queiroz
    Marcos Vinicius nº:28 3ºA

    Achei o projeto muito interessante e explicativo, mas como sou deficiente auitivo ficou díficil entender o que os alunos da USP falaram, gostaria de sugerir que este projeto tivesse algum folheto explicativo, para que ficasse mais fácil a minha compreensão. E por isso fiquei com uma dúvida:

    Porque no circuito elétrico a lâmpada acende com a água salgada e não acende com a água doce?

    obrigado e espero a resposta!!

  48. E.E.Prof;Carlos de laet

    Na minha opinião a palestra foi muito bem diministrada e consequentemente ouve um bom entendimento e curiosidades dos alunos.
    O projeto está de parabéns e tbm os instrutores que se preucuparam em passar uma informaçao clara e objetiva aos alunos.

  49. O projeto descobrindo mar me fez observar coisas interesantes sobre o mar .eu naum tive a oportunidade de apreciar o projeto mais li o texto e visitei o blog que tambem são muito interesante

  50. eu achei muito legal e interresante porque descobrir coisas novas ,aprendi mais sobre o mundo do mar ,coisas que são necessarias todos nois sabermos,porque de alguma maneira fazer parte do nosso cotidiano.algumas ações nossas podem nos prejudicar e prejudicar o mundo do mar tambem

  51. E.E. Profª Amenaíde Braga de Queiroz
    Samara Lima Najjar nº29 1ºD
    Adorei o projeto,podemos descobrir que o mar é muito mais complexo do que se imagina,e podemnos ver sobre os processo que o homem faz e que altera todo esse ecossistema!

  52. Sou da Escola “Profº Carlos de Laet” Achei o projeto ótimo,pois devido o tempo não consegui assistir todas as experiências, mas o que vi apressiei muito, exposição, conhecimento, material…
    Parabéns a todos que participam desse projeto. Flavia Guedes – 2º TA

  53. E.E.Carlos de Laet
    adorei o projeto pois esse assunto desperta o entereces dos alunos foi muito bem adiministrado e com otimos profissionais para explicar e teirartodas as nossa duvidas.

    Keylla Nayara de O. N°21 2°A

  54. Eu adorei o projeto, ele esclareceu todas as minhas dúvidas sobre a oceanografia, sem contar que eu aprendi coisas que eu não sabia. Como a origem da areia da praia, oprojeto foi bastante esclarecedor, e as técnicas usadas para mostrar como ocorrem os fenômenos no oceno foram muito crativas.
    Jessica de Souza N°18 2°A

  55. Na minha opinião o projeto é muito interessante e é importante ser levado nas escolas pois ensina aos alunos mais sobre o mar, tira curiosidades enfim nos oferece ensino e aprendizado sobre o mar !
    Patricia Renata da conceição mathias N°25 2°A

  56. O projeto foi muito bom pois aprendi coisas novas e é bom aprender sobre o mar de maneira diferente e eu gostei de tudo . muito
    legal espero que teja mais valeu ai .

    Mariana Caroline Tardin Leocádio N°23 2°A

  57. Adorei o projeto foi um otimo assunto pra ser estudado e esse tema foi otimo pois despertou o enteresse de todos os alunos e é foi bom pois tirei todas as minhas duvidas sobre a vida nos mares e oceanos.

    Keylla Nayara de O. N°21 2°A

  58. O projeto foi muito bom pois aprendi coisas novas e é bom aprender sobre o mar de maneira diferente e eu gostei de tudo . muito
    legal espero que teja mais valeu ai .

  59. Gostei muito do projeto descobrindo mar ter ir na minha escola pois tirei algumas duvidas minhas, sobre algumas matérias!

    Gabriela Da Silva Carvalho
    E.E. Alfredo Inácio Trindade
    2°E num°7

  60. Pessoalmente acho que o projeto foi ótimo,as explicações foram boas ,porém descobri coisas que não sabia,tirei minhas dúvidas.
    Que este projeto seja passado para outras escolas vale a pena,aprende coisas muito importantes para sociedade como saber dar mais valor para a Natureza.
    *_*

  61. muito bom , deveria ter mais projeto desses na escola , é muito bom!

    alfredo inacio trindade
    1D

  62. achei o trabalho muito bom , deveria ter isso mais vezes na escola . Eu nem sabia tudo isso do mar . Mas o trabalho deles são muito BOM .

    Larissa Aguiar Machado.
    E.E.Alfredo Inácio Trindade.
    7°C

  63. Ótimo projeto mais eles deveriam ir na minha escola para ensinar mais sobre esse projeto Ótimo 🙂

    E.E. Alfredo Inácio Trindade

    1ºD

  64. Ótimo projeto mais eles deveriam ir na minha escola para ensinar mais sobre esse projeto Ótimo 🙂

    E.E. Alfredo Inácio Trindade

    1ºD

    Nº 39

  65. projeto muito bem elaborado,pois as explicações nos deixam sem duvida,ou seja,de facil entendimento. E.E.Alfredo Inácio Trindade

    Série:1*D
    n*18

  66. Gostei bastante do projeto, o assusto abordo foi bem legal, as explicações foram ótimas.
    Estão de Parabéns:>
    Abraços para todos…

    Escola Estadual ”Alfredo Inácio trindade”

    malcolm Alexandre 3ºB – número 21

  67. É muito interessante esse projeto,pois,geralmente na sala de aula aprendemos apenas á parte teorica o que muitas vezes torna o assunto chato,mas quando podemos ver,fazer experiencias isso se torna em minha opinião a coisa mais extraordinária porque aprendemos de maneira muito fácil o que antes era um pouco complicado. E.E.ALBINO CÉSAR 2A n:23

  68. o projeto q foi feito em minha escola foi legal

  69. ola, meu nome é Camila sou do Albino Cesar do 1°G.
    Adorei o projeto, os monitores explicaram de uma forma
    para todos compreeder e é importante saber mais sobre a
    natureza e os mares, o que se passa pelo nosso mundo, etc.
    Espero que esse projeto continue se espalhando por todas as escolas.

  70. Eu gostei muito e gostaria de que projetos como esse fosse mais vezes na esscola.

    nome: kennet Andersson Brito Magalhaes 1º h
    Escola:E.E. Albino Cesar

  71. eu gostei muito do projeto ele ajudou a entender melhor as materias adorei o projeto

  72. o projeto é muito legal, já até pensei em fazer a faculdade de oceonografia, achei muito interessante todas as areas:oceonografia física,oceonografia química,oceonografia biologia.
    mas o que mais me interessou foi a parte de biologia
    parabens pelo projeto.

  73. O projeto é ótimo !

    Eu acho que se vocês se apresentassem em mais escolas vocês poderiam ser mais reconhecidos e ser mais apoiados
    Bom não tem muito o que falar desse projeto o que se pode falar é que a equipe , a organização ,os temas aboradados . em fim tudo foi bem planejado bem esrtruturado . não tem como negar : o projeto é ótimo

    Parabéns !

  74. achei muito interessante , os temas apresentados
    poderia ter mas divulgação na escola, para aprendizado e concientização ellen 1 F

  75. muito legal

  76. eu achei esse projeto bom, e muito
    interessante.pois ajuda muito
    a melhora do nosso planeta..

  77. eu achei muito interessante
    pois ajuda na melhora do nosso
    planeta.

  78. Achei muito legal, os monitores souberam explicar !
    Gostei da parte dos organismos marinhos.

  79. E.E Albino César

    NOME:Gabriel do Amaral Marin série:1ºJ

    Na apresentação sobre tema Descobrindo o mar, nós aprendemos não só que temos de preservar o meio Ambiente como temos também de alertar sobre os riscos que alguns atos podem prejudicar o meio ambiente.
    Também podemos falar sobre alguns atos que podem ajudar muito o meio ambiente,como por exemplo a reciclagem do lixo, e separar corretamente o lixo para a coleta,Não jogar lixo nos oceanos, e parar de poluir o ar,Como algumas indústrias ainda fazem. Algumas pessoas já adotarão o modo sustentável de viver utilizando maneiras variadas de transporte como exemplo: ir trabalhar de bicicleta, ônibus,Metrô ou até mesmo a pé, e não só o modo de se locomover mas também em casa utilizando energia solar, bicombustível,e se conscientizando sobre os gastos de energia,e água.
    Nós vimos também como a água salgada conduz a eletricidade e a doce não, vimos aparelhos que os biólogos marinho utilizão para medir a profundidade,e nível de sal nos oceanos, Vimos também os degelos das calotas polares,e como elas estão atualmente.Vimos aparelhos (boias) que mede as ondas e o movimento do mar,Vimos diferentes espécies de animais marinhos,plantas e ossos de alguns deles(animais), também aprendemos sobre a cadeia alimentar dos seres marinhos.
    Por fim vimos diferentes tipos de areias de praias,estudamos algumas através do microscópio,e aprendemos um pouco mais sobre a foto síntese.

  80. Eu gostei bastante,é muito interesante entender coisas novas,com as imagens e videos ficou muito tudo mais facil…É bom saber que o clima muda de acordo com a água do mar!muito massa apesar de ja saber…Deu para entender um pouco de cada e espero que vocês aprendam mais coisa boas para ano que vem nos explicar.
    Parabens pelo projeto

    E.E Alberto Cardoso de Mello Neto
    Nome: Hugo dos Santos Passos
    Nº 20
    Série: 2ºC

  81. Muito bom esse Projeto! descobri coisas que nunca imaginei que existiam, super interessante!! Adoreii

  82. os temas abordados nessa apresentação
    o que mais me intereçou foi a parte de quimica e biologia.

    cuidar do meio ambiente é ser consiente
    do que faz.

  83. eu sou aluna do julio pestana e assisti a palestra e adorei
    é uma pena que tenha sido muito pouco tempo
    eu acho que seria excelente se um dia voces pudessem
    acrescentar o tempo da palestra para que os interessados
    possam obter mas informaçãoes

  84. E.E Silva Jardim

    Foi de mais a apresentação, mas o que eu mais gostei foi aprender sobre a vida marinha .
    E tipo fiquei impressionado com aquela foto da tartaruga com um lacre bem no meio dela, coitada ela não tem culpa quem tem culpa somos nós que jogamos lixos nas rua.
    Depois dessa foto eu não jogo mais lixo nas rua de maneira nenhuma!

    Muito obrigado gostaria de aprender muitos mais sobre a biologia marinha

    Aprendi muito com vcs Obrigado mesmo ….

    Felipe Araujo 2ºB

  85. O projeto foi e é muito interessante, pois nos mostrou e nos explicou como funciona, como é feito, e até como é estudado o oceano, nos mostrou a importância que o mar exerce sobre o meio ambiente e nos mostrou a influência que o homem também exerce sobre o oceano quando não sabe “usá-lo”.

    e como a gente ajuda a poluir o nosso planeta e acabe com as vidas dos Animais
    e de natureza…

    E.E.Eurico Fugueredo

  86. A palestra foi muito bm,através desse ensino transmitido pelos alunos da faculdade de sp usp nós aprendemos da onde vem o sal e como ela é transportada da rocha até o mar e a diferença entre as águas do mar com as cachoeira

    EE.EURICOFIGUEIREDO

    2 D

  87. atraves da palestra nós aprendemos com os alunos da usp de onde vem o sal veio e como ele e´transportado pelas águas do mar e tbm a di8ferença entran as aguas dos rios para as águas dos mares e o pq q a água dos rios é doce.
    tbm aprendemos sbre os perigos de jogar lixos nos mares e a aluna da usp mostrou como um exemplo a tartaruga q foi encontada com um lacre de garrafa pepi dividindo ela no meio e dificutando asua vida o outro aluno nos mostro os animais aquaticos em conserva e falando de cada função deles

    E.E.EURICO FIGUEIREDO

    2 D

  88. a palestra nos ajuadou preservar o meio ambiente falando sobre a vida dos animais como eles vivem essa palestra e muito importante para aprender sobre a natureza q estamos destruindo !!!!

  89. Aprendi muita coisa interessante e importante
    esse projeto é otimo para ensina os alunos um pouco do mundo em que nós vivemos e cuidar mais do planeta terra que é muito importante.

    E.E.EURICO FIGUEIREDO

    2 C 😀

  90. O projeito foi muito bom.

    • Obrigado, Bruna. Não esqueça de responder as perguntas em “Trabalho Complementar 1”.

  91. BYANKA DO 1B DA ESCOLA CYRENE DE OLIVEIRA LAET
    Gostei muito das explicações pois explicou muitas coisas legais como quando alguma pessoa joga lixo nas ruas isso não afeta somente o efeito estufa e sim o oceano que toda os lixos que nos seres humanos jogamos na rua vai tudo para o oceano, além de fazer muito mau para os submarinos eles comem achando que e alimento e acaba morrendo poriço devemos cuidar mas do meio ambiente para todos nos sermos beneficiados tanto quanto o ser humano a natureza pois nos precisamos um ao outro para sobreviver.

  92. NOME:DJAYMARAN SERIÉ:1ºA ESCOLA:CYRENE DE OLIVEIRA LAET
    Com a palestra eu apredi quando alguma pessoa joga lixo nas ruas isso não afeta somente o efeito estufa e sim o oceano que toda os lixos que nos seres humanos jogamos na rua vai tudo para o oceano, além de fazer muito mau para os submarinos.
    A palestra tambem me ajudou ao ensino em sala de aula, e como prevenir o meio ambiente.
    Também podemos falar sobre alguns atos que podem ajudar muito o meio ambiente,como por exemplo a reciclagem do lixo, e separar corretamente o lixo para a coleta,Não jogar lixo nos oceanos, e parar de poluir o ar,Como algumas indústrias ainda fazem. Algumas pessoas já adotarão o modo sustentável de viver utilizando maneiras variadas de transporte como exemplo: ir trabalhar de bicicleta, ônibus,Metrô ou até mesmo a pé, e não só o modo de se locomover mas também em casa utilizando energia solar.
    A água salgada conduz a eletricidade e a doce não, vimos aparelhos que os biólogos marinho utilizão para medir a profundidade,e nível de sal nos oceanos, Vimos também os degelos das calotas polares,e como elas estão atualmente.

  93. A palestra foi importante porque descorir muitas
    curiosidades sobre o mar que as vezes
    não pensamos quando vai ao mar
    nome: Ariane L. do nascimento
    n°da chamada:01
    serie:2°b
    escola:D.CYRENE

  94. A apresentação do programa teve
    certo fundamento nas displinas
    de química ,biologia,geografia em fim
    levou até nós objetos utilizados por
    pesquisadores com grande importancia

  95. foi muito legal !!!
    conhecer as curiosidades do fundo do mar
    além disso envovel diversos assuntos
    como das materias química ,biologia e geografia
    como o assunto da recllagem para presevar
    a vida do meio ambiente !!!!!

  96. Eu gostei muito achei tudo muito interessante e legal. Mais eu queria que vocês me mandassem por email ou publicassem o video da química, para mim. Talita

    E.E. Prof° Sebastião de Souza Bueno

    • Talita, atendendo ao seu pedido, publiquei os links para download de todas as apresentações utilizadas no Projeto Descobrindo o Mar. Estes links estão presentes dentro da widget “Download das apresentações” na página inicial do projeto. Bons estudos

  97. Foi muito interessante consegui tirar varias duvidas sobre essa matéria ,que nos fala aonde vai o lixo doméstico ,o quanto os animais acabam sofrendo com isso .E também tirei algumas duvidas sobre os animais marinhos que eles mostraram como baiacu ,o esqueleto do tubarão e entre outros.

  98. O projeto é ótimo, aborda os temas de um modo bem interessante, mostrando imagens, videos, animações e animais conservados em vidros.
    Muitos dos assuntos estudamos na escola e usamos no vestibular, como por exemplo a apresentação sobre petróleo, onde nos é explicado desde a formação do mesmo até assuntos atuais como a camada pré-sal.
    Todas as demais apresentações nos fazem refletir sobre a ação do ser humano na vida marinha e suas consequencias.


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