Háa então eu axeei o Projeto muito interessante tevee coisass q eu nunca vii na mh vidaa!!
Fooi legaau seriaa Boom se todoos os bimestre tivesse esses tipoos de Projetoo…
Salve 1 A…. Haii Salaa ZIKAAÁ…
By: Karoline Pereira Santos on maio 12, 2010 at 10:24 pm
O projeto foi otimo só que foi muito pouco tempo
o tempo passou muito rapido, eu tirei minhas duvidas e apreendi muitas coisas
deveria ter mais projetos assim na escola.
O projeto foi muito bom pois aprendi coisas novas e é bom aprender sobre o mar de maneira diferente e eu gostei de tudo . muito
legal espero que teja mais valeu ai .
By: victormoreiratrindade on maio 13, 2010 at 4:57 pm
o projeto é algo muito interresante, pois existen pessoas que não poderiam ter essas experiencias em outros lugares.Gostei muito gostaria que voltasse a minha escola.
By: victor hugo dos santos teodoro on maio 13, 2010 at 8:41 pm
Eu achei o projeto excelente, os monitores explicarm tudo de uma forma facil de compreender. Espero que tenho outros projetos iguais a essa na minha escola.
Parabéns para o pessoal do descobrindo o mar.
By: Thalita, 1ºA, EE Amenaide Braga de Queiroz on maio 13, 2010 at 10:12 pm
Na minha opinião eu acho que deveria ser mais tempo o estudo , pois são coisas muitos interessantes para pouco tempo de participação . Acho tambem que o projeto deveria estar em todas as escolas estaduais , para que todos os alunos venham aprender e saber muito mais sobre o projeto .
Participar do projeto foi umas experiência muito interessante que todos os alunos puderam aprender muito mais .
O projeto foi excelente , não precisa melhorar em nada !
Apenas , o tempo que foi muito curto ; devia ter mais de 20 minutos , tinha tanta coisa interessante para se aprender , mais valeu cada segundo que estive vendo , aprendendo sobre a “oceanografia” . Espero que outras escolas tenham a mesma oportunidade que nós tivemos.
Além desse projeto ter nos ajudado sobre as quatro partes do oceano , o mesmo nos ajudou em algumas matérias como : geogafia , física , biologia e química . Essa experiência que tivemos foi muito útil , até gostaria de ver de novo esse projeto .
Nome : Taise Bruna dos Santos Nº 38 Série : 2º D
E.E Profº Amenaide Braga de Queiroz.
By: Taise Bruna dos Santos on maio 15, 2010 at 4:10 pm
Adorei ter participado do projeto achei muito interessante na minha opniao nao precisa mudar nada . solucionou muitas duvidas minhas e de outros colegas em sala de aula .
E.E prof Amenaide Braga de Queiroz.
Jaqueline Jesus Macedo 2 D numero 20
By: Jaqueline Jesus Macedo on maio 15, 2010 at 7:32 pm
O projeto pra mim não precisa melhorar,mas
a forma de relatorio que a professora pede
é muito ruim de fazer,particulamente não consigo expor tudo que entendi em um relatorio, um seminário ou um debate entre alunos e professores em sala de aula seria a melhor opção pois posso afirmar que os alunos ao invez de ficar se MATANDO,escrevendo,decorando e correndo para a entrega do relatório se procuparia em prestar atenção nos detalhes para poder impor o que aprendeu no seminário, seria uma forma mais divertida de aprender!
Grata Illa nº 15
( 1º B )
O projeto foi ótimo, mas não consegui entender direito o nome dos materiais usados na aula, como é o nome do material usado para coletar água para pesquisas? OBRIGADO
E.E. Profª Amenaíde Braga de Queiroz
Marcos Vinicius nº:28 3ºA
Este projeto foi muito interessante e aprendemos muitos sobre os diversos ramos da oceanografia, e o prjeto serviu para que pensemos em nossos atos hoje para a natureza agradecer mais tarde.
Minhas dúvidas!
Perguntas:
1-)Quais doenças os plásticos consumidos pelo animais marinhos podem transmitir ao ser humano?
2-)De que maneira o ciclo das geleiras podem afetar o clima terrestre?
3-)Porque a areia da Bahia é diferente da areia do Litoral de São Paulo?
4-)No Brasil existe alguma localidade parecida com o “Lixão do Pacífico”?
5-)Qual a condutibilidade do sal?
O projeto foi uma coisa bem interessante e diferente do que agente ja tinha visto, possibilitando agente conhecer coisas novas. Parabêns pelo trabalho !
Eu adorei o projeto, ele esclareceu todas as minhas dúvidas sobre a oceanografia, sem contar que eu aprendi coisas que eu não sabia. Como a origem da areia da praia, oprojeto foi bastante esclarecedor, e as técnicas usadas para mostrar como ocorrem os fenômenos no oceno foram muito crativas.
Minhas dúvidas:
1) como é chamado o objeto usado para acender a lâmpada atravéz da água salgada?
2)existem baleias ou tubarões que se alimentam de matérias orgânicas?
3)em quanto tempo mais ou menos a elevação do nivel do mar vai deixar as cidades litorâneas submersas?
4)como é retirado sal de cozinha da água do mar?
5)pra onde os gases do efeito estufa vão? e o que acontece com eles?
Hanny, aqui vão as respostas:
1- O objeto usado na área da ocenografia química, não tem um nome específico, ele é um circuito elétrico aberto que permite mostrar como é a condução de eletricidade na água salgada.
2- Não, porém existem alguns tipos de baleias, chamadas baleias de barbatana (sub órdem misticethy) que se alimentam de zooplâctons como o Kril, um pequeno crustáceo. Existem também tubarões, como o tubarão baleia, maior peixe do planeta, que também se alimenta de grandes quantidades de zooplâncton.
3- Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas), até o fim do século o nível do mar irá aumentar em média 0,5 metros, porém isso é apenas uma estimativa. Leia o texto “Erosão da linha de costa: Um problema preocupante” para saber mais sobre o assunto.
4- Basicamente através da evaporação dessa água. De maneira simples, eles represam a água do mar em grandes tanques, e esperam o calor evaporar toda a água. Porém após ser retirado da água este sal recebe um tratamento de refino industrial.
5- Os gases do efeito estufa ficam armazenados na atmosfera do planeta.
Através da medição da condução de energia elétrica da água do mar. A condução de energia elétrica na água salgada é realizada pelos íons que o sal libera na água após ser dissociado pela água. Esses íons possuem cargas positivas e negativas que permitem a passagem da corrente elétrica por eles. Quanto mais sal presente na água, menos energia é perdida nesse processo, e por isso maior será a condutividade da solução (água + sal).
adoreii o progeto foi bem interessante eu nunca tinha ovido falar. gostei de saber q as corais são coloridas por causa das algas,e são chamadas de fenômeno de branqueamento de corais.
Eu achei que esse projeto foi um presente excelente para os alunos do Amenaíde. Além de levar conhecimento para os alunos, o projeto ainda abriu nossos olhos para vermos o que a poluição em geral pode causar danos ao ambiente em que vivemos, e que devemos nos conscientizar desses problemas antes que seja tarde. De assuntos que foram da vida marinha, até aquecimento global, o projeto conseguiu despertar interesse a todos.
Amei o projeto, e acho que essa iniciativa foi muito boa, pois todos devem saber sobre os maus que nos mesmos causamos ao planeta.
A todos os integrantes desse maravilhoso projeto um enorme PARABÉNS!!!
Veronica Castro Velasco nº 35 série 3ºA
Aluna da escola “Profª Amenaíde Braga de Queiroz”
By: Veronica Castro Velasco on maio 20, 2010 at 12:12 am
Os corais são colônias de organismos pertencentes ao filo dos cnidários, parentes da água viva de das anêmonas. Suas colônias ocorrem em regiões oceânicas afastadas do costa onde a água possui baixa quantidade de nutrientes (oligotróficas) e muito pouco material em suspensão (água cristalinas). Existem dois tipos de corais, os corais verdadeiros que são capazes de formar recifes (estruturas rochosas formadas por carbonato de cálcio) e os falsos corais que não formam recife. Para formar o recife, os corais utilizam dois íons presentes na água do mar, o íon carbonato [CO3-] e os íons de cálcio [Ca+], transformando-os em um composto chamado carbonato de cálcio [CaCO3], substância dura que é utilizada na constituição de nossos ossos, por exemplo. Leia “Acidificação dos oceanos, um risco eminente” e entenda como esses organismos podem ser afetados pela emissão descontrolada de CO2 na atmosfera.
Na minha opinião o projeto é muito interessante e é importante ser levado nas escolas pois ensina aos alunos mais sobre o mar, tira curiosidades enfim nos oferece ensino e aprendizado sobre o mar !
By: Paloma de Paula Silva on maio 21, 2010 at 12:14 am
Bom Karine, o projeto surgiu da iniciativa de quatro alunos de graduação do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo em 2005. A partir de 2008 ele foi incorporado ao departamento de extensão da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas – FUNDESPA, onde começou a ser aplicado em escolas públicas do município de São Paulo. Ano passa do o projeto realizou duas etapas piloto em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. Neste ano, estamos visitando as escolas que a Secretaria indica através da Diretoria de Ensino da Zona Norte 2, e a escola de vocês foi uma das escolhidas.
Minha duvida é em relação ao petroléo, pois em uma das bancadas explicaram algo de que ele demora um tempo muito longo para se formar, e gostaria de saber se vocês tem uma estimativa de tempo, e do que é formado o petroléo.
By: Veronica Castro Velasco on maio 22, 2010 at 9:21 pm
Eu achei o projeto muito bom, todos os monitores explicam bem e facil de compreender. Parabéns para o pessoal do descobrindo o mar.
Que voltem mais vezes no Amenaide Braga de Queiroz
Duvida: De que maneira as geleiras podem afetar o clima terrestre?
By: Tharick Madeira Relvas on maio 24, 2010 at 3:54 pm
Tharick, o derretimento das geleiras podem freiar o afundamento de água oceânica que ocorre nos polos devido a introdução de água doce no oceano por meio do gelo derretido. Isso pode causar a parada da circulação oceânica global, interrompendo o transporte de calor das regiões tropicais para as regiões polares que é realizado pelas correntes oceânicas. Para saber mais sobre como as correntes oceânicas são formadas, leia os textos presentes na págia“” rel=”nofollow”>Entendendo as correntes oceânicas“
o projeto e super interessante…. pude me concientizar que a importancia do equilibrio maritimo e tao importante quanto outras coisas q ainda sm afetam o planeta…. gostei muito
Vinícius, existem dois tipos de correntes oceânicas, as superficiais e as termohalinas. Leia os texto presentes na página “Entendendo as correntes oceânicas” para saber como essas correntes funcionam.
E.E. Profª Amenaíde Braga de Queiroz
Marcos Vinicius nº:28 3ºA
Achei o projeto muito interessante e explicativo, mas como sou deficiente auitivo ficou díficil entender o que os alunos da USP falaram, gostaria de sugerir que este projeto tivesse algum folheto explicativo, para que ficasse mais fácil a minha compreensão. E por isso fiquei com uma dúvida:
Porque no circuito elétrico a lâmpada acende com a água salgada e não acende com a água doce?
Na minha opinião a palestra foi muito bem diministrada e consequentemente ouve um bom entendimento e curiosidades dos alunos.
O projeto está de parabéns e tbm os instrutores que se preucuparam em passar uma informaçao clara e objetiva aos alunos.
By: Edvaldo Cavalcante da Silva Junior on maio 25, 2010 at 9:34 pm
O projeto descobrindo mar me fez observar coisas interesantes sobre o mar .eu naum tive a oportunidade de apreciar o projeto mais li o texto e visitei o blog que tambem são muito interesante
By: Ataizia Lisboa da Silva on maio 27, 2010 at 5:33 pm
eu achei muito legal e interresante porque descobrir coisas novas ,aprendi mais sobre o mundo do mar ,coisas que são necessarias todos nois sabermos,porque de alguma maneira fazer parte do nosso cotidiano.algumas ações nossas podem nos prejudicar e prejudicar o mundo do mar tambem
E.E. Profª Amenaíde Braga de Queiroz
Samara Lima Najjar nº29 1ºD
Adorei o projeto,podemos descobrir que o mar é muito mais complexo do que se imagina,e podemnos ver sobre os processo que o homem faz e que altera todo esse ecossistema!
By: Samara Lima Najjar on maio 29, 2010 at 10:12 pm
Sou da Escola “Profº Carlos de Laet” Achei o projeto ótimo,pois devido o tempo não consegui assistir todas as experiências, mas o que vi apressiei muito, exposição, conhecimento, material…
Parabéns a todos que participam desse projeto. Flavia Guedes – 2º TA
By: Flavia Ap. Guedes Ferreira on junho 9, 2010 at 11:27 am
E.E.Carlos de Laet
adorei o projeto pois esse assunto desperta o entereces dos alunos foi muito bem adiministrado e com otimos profissionais para explicar e teirartodas as nossa duvidas.
Eu adorei o projeto, ele esclareceu todas as minhas dúvidas sobre a oceanografia, sem contar que eu aprendi coisas que eu não sabia. Como a origem da areia da praia, oprojeto foi bastante esclarecedor, e as técnicas usadas para mostrar como ocorrem os fenômenos no oceno foram muito crativas.
Jessica de Souza N°18 2°A
Na minha opinião o projeto é muito interessante e é importante ser levado nas escolas pois ensina aos alunos mais sobre o mar, tira curiosidades enfim nos oferece ensino e aprendizado sobre o mar !
Patricia Renata da conceição mathias N°25 2°A
O projeto foi muito bom pois aprendi coisas novas e é bom aprender sobre o mar de maneira diferente e eu gostei de tudo . muito
legal espero que teja mais valeu ai .
Adorei o projeto foi um otimo assunto pra ser estudado e esse tema foi otimo pois despertou o enteresse de todos os alunos e é foi bom pois tirei todas as minhas duvidas sobre a vida nos mares e oceanos.
O projeto foi muito bom pois aprendi coisas novas e é bom aprender sobre o mar de maneira diferente e eu gostei de tudo . muito
legal espero que teja mais valeu ai .
Pessoalmente acho que o projeto foi ótimo,as explicações foram boas ,porém descobri coisas que não sabia,tirei minhas dúvidas.
Que este projeto seja passado para outras escolas vale a pena,aprende coisas muito importantes para sociedade como saber dar mais valor para a Natureza.
*_*
É muito interessante esse projeto,pois,geralmente na sala de aula aprendemos apenas á parte teorica o que muitas vezes torna o assunto chato,mas quando podemos ver,fazer experiencias isso se torna em minha opinião a coisa mais extraordinária porque aprendemos de maneira muito fácil o que antes era um pouco complicado. E.E.ALBINO CÉSAR 2A n:23
By: natalia santos de oliveira on outubro 6, 2010 at 8:05 pm
ola, meu nome é Camila sou do Albino Cesar do 1°G.
Adorei o projeto, os monitores explicaram de uma forma
para todos compreeder e é importante saber mais sobre a
natureza e os mares, o que se passa pelo nosso mundo, etc.
Espero que esse projeto continue se espalhando por todas as escolas.
By: camila santos da anunciacao on outubro 12, 2010 at 3:14 pm
o projeto é muito legal, já até pensei em fazer a faculdade de oceonografia, achei muito interessante todas as areas:oceonografia física,oceonografia química,oceonografia biologia.
mas o que mais me interessou foi a parte de biologia
parabens pelo projeto.
By: debora peite da silva on outubro 19, 2010 at 10:39 pm
Eu acho que se vocês se apresentassem em mais escolas vocês poderiam ser mais reconhecidos e ser mais apoiados
Bom não tem muito o que falar desse projeto o que se pode falar é que a equipe , a organização ,os temas aboradados . em fim tudo foi bem planejado bem esrtruturado . não tem como negar : o projeto é ótimo
Parabéns !
By: Erica Leticia dos Santos on outubro 19, 2010 at 11:50 pm
Na apresentação sobre tema Descobrindo o mar, nós aprendemos não só que temos de preservar o meio Ambiente como temos também de alertar sobre os riscos que alguns atos podem prejudicar o meio ambiente.
Também podemos falar sobre alguns atos que podem ajudar muito o meio ambiente,como por exemplo a reciclagem do lixo, e separar corretamente o lixo para a coleta,Não jogar lixo nos oceanos, e parar de poluir o ar,Como algumas indústrias ainda fazem. Algumas pessoas já adotarão o modo sustentável de viver utilizando maneiras variadas de transporte como exemplo: ir trabalhar de bicicleta, ônibus,Metrô ou até mesmo a pé, e não só o modo de se locomover mas também em casa utilizando energia solar, bicombustível,e se conscientizando sobre os gastos de energia,e água.
Nós vimos também como a água salgada conduz a eletricidade e a doce não, vimos aparelhos que os biólogos marinho utilizão para medir a profundidade,e nível de sal nos oceanos, Vimos também os degelos das calotas polares,e como elas estão atualmente.Vimos aparelhos (boias) que mede as ondas e o movimento do mar,Vimos diferentes espécies de animais marinhos,plantas e ossos de alguns deles(animais), também aprendemos sobre a cadeia alimentar dos seres marinhos.
Por fim vimos diferentes tipos de areias de praias,estudamos algumas através do microscópio,e aprendemos um pouco mais sobre a foto síntese.
By: Gabriel do Amaral Marin on outubro 28, 2010 at 7:08 pm
Eu gostei bastante,é muito interesante entender coisas novas,com as imagens e videos ficou muito tudo mais facil…É bom saber que o clima muda de acordo com a água do mar!muito massa apesar de ja saber…Deu para entender um pouco de cada e espero que vocês aprendam mais coisa boas para ano que vem nos explicar.
Parabens pelo projeto
E.E Alberto Cardoso de Mello Neto
Nome: Hugo dos Santos Passos
Nº 20
Série: 2ºC
By: Hugo dos Santos Passos on novembro 10, 2010 at 3:59 pm
eu sou aluna do julio pestana e assisti a palestra e adorei
é uma pena que tenha sido muito pouco tempo
eu acho que seria excelente se um dia voces pudessem
acrescentar o tempo da palestra para que os interessados
possam obter mas informaçãoes
Foi de mais a apresentação, mas o que eu mais gostei foi aprender sobre a vida marinha .
E tipo fiquei impressionado com aquela foto da tartaruga com um lacre bem no meio dela, coitada ela não tem culpa quem tem culpa somos nós que jogamos lixos nas rua.
Depois dessa foto eu não jogo mais lixo nas rua de maneira nenhuma!
Muito obrigado gostaria de aprender muitos mais sobre a biologia marinha
O projeto foi e é muito interessante, pois nos mostrou e nos explicou como funciona, como é feito, e até como é estudado o oceano, nos mostrou a importância que o mar exerce sobre o meio ambiente e nos mostrou a influência que o homem também exerce sobre o oceano quando não sabe “usá-lo”.
e como a gente ajuda a poluir o nosso planeta e acabe com as vidas dos Animais
e de natureza…
E.E.Eurico Fugueredo
By: Tamires Conceição Izidoro on maio 2, 2011 at 12:42 pm
A palestra foi muito bm,através desse ensino transmitido pelos alunos da faculdade de sp usp nós aprendemos da onde vem o sal e como ela é transportada da rocha até o mar e a diferença entre as águas do mar com as cachoeira
EE.EURICOFIGUEIREDO
2 D
By: DANIELLE FERREIRA NEVES on maio 4, 2011 at 1:28 pm
atraves da palestra nós aprendemos com os alunos da usp de onde vem o sal veio e como ele e´transportado pelas águas do mar e tbm a di8ferença entran as aguas dos rios para as águas dos mares e o pq q a água dos rios é doce.
tbm aprendemos sbre os perigos de jogar lixos nos mares e a aluna da usp mostrou como um exemplo a tartaruga q foi encontada com um lacre de garrafa pepi dividindo ela no meio e dificutando asua vida o outro aluno nos mostro os animais aquaticos em conserva e falando de cada função deles
E.E.EURICO FIGUEIREDO
2 D
By: DANIELLE FERREIRA NEVES on maio 4, 2011 at 1:38 pm
a palestra nos ajuadou preservar o meio ambiente falando sobre a vida dos animais como eles vivem essa palestra e muito importante para aprender sobre a natureza q estamos destruindo !!!!
Aprendi muita coisa interessante e importante
esse projeto é otimo para ensina os alunos um pouco do mundo em que nós vivemos e cuidar mais do planeta terra que é muito importante.
BYANKA DO 1B DA ESCOLA CYRENE DE OLIVEIRA LAET
Gostei muito das explicações pois explicou muitas coisas legais como quando alguma pessoa joga lixo nas ruas isso não afeta somente o efeito estufa e sim o oceano que toda os lixos que nos seres humanos jogamos na rua vai tudo para o oceano, além de fazer muito mau para os submarinos eles comem achando que e alimento e acaba morrendo poriço devemos cuidar mas do meio ambiente para todos nos sermos beneficiados tanto quanto o ser humano a natureza pois nos precisamos um ao outro para sobreviver.
By: BYANKA COSTA GUIALHEIRO on maio 27, 2011 at 8:01 pm
NOME:DJAYMARAN SERIÉ:1ºA ESCOLA:CYRENE DE OLIVEIRA LAET
Com a palestra eu apredi quando alguma pessoa joga lixo nas ruas isso não afeta somente o efeito estufa e sim o oceano que toda os lixos que nos seres humanos jogamos na rua vai tudo para o oceano, além de fazer muito mau para os submarinos.
A palestra tambem me ajudou ao ensino em sala de aula, e como prevenir o meio ambiente.
Também podemos falar sobre alguns atos que podem ajudar muito o meio ambiente,como por exemplo a reciclagem do lixo, e separar corretamente o lixo para a coleta,Não jogar lixo nos oceanos, e parar de poluir o ar,Como algumas indústrias ainda fazem. Algumas pessoas já adotarão o modo sustentável de viver utilizando maneiras variadas de transporte como exemplo: ir trabalhar de bicicleta, ônibus,Metrô ou até mesmo a pé, e não só o modo de se locomover mas também em casa utilizando energia solar.
A água salgada conduz a eletricidade e a doce não, vimos aparelhos que os biólogos marinho utilizão para medir a profundidade,e nível de sal nos oceanos, Vimos também os degelos das calotas polares,e como elas estão atualmente.
By: Djaymaran Fernandes on junho 3, 2011 at 2:13 pm
A palestra foi importante porque descorir muitas
curiosidades sobre o mar que as vezes
não pensamos quando vai ao mar
nome: Ariane L. do nascimento
n°da chamada:01
serie:2°b
escola:D.CYRENE
A apresentação do programa teve
certo fundamento nas displinas
de química ,biologia,geografia em fim
levou até nós objetos utilizados por
pesquisadores com grande importancia
By: ariane liborio do nascimento, n° 01 serie : 2° b on junho 10, 2011 at 2:28 pm
foi muito legal !!!
conhecer as curiosidades do fundo do mar
além disso envovel diversos assuntos
como das materias química ,biologia e geografia
como o assunto da recllagem para presevar
a vida do meio ambiente !!!!!
Eu gostei muito achei tudo muito interessante e legal. Mais eu queria que vocês me mandassem por email ou publicassem o video da química, para mim. Talita
Talita, atendendo ao seu pedido, publiquei os links para download de todas as apresentações utilizadas no Projeto Descobrindo o Mar. Estes links estão presentes dentro da widget “Download das apresentações” na página inicial do projeto. Bons estudos
By: descobrindoomar on setembro 27, 2011 at 10:51 am
Foi muito interessante consegui tirar varias duvidas sobre essa matéria ,que nos fala aonde vai o lixo doméstico ,o quanto os animais acabam sofrendo com isso .E também tirei algumas duvidas sobre os animais marinhos que eles mostraram como baiacu ,o esqueleto do tubarão e entre outros.
By: Guilherme Sousa Ramos Nº 16 1º B ETEC Parque Santo Antonio on outubro 8, 2012 at 7:15 pm
O projeto é ótimo, aborda os temas de um modo bem interessante, mostrando imagens, videos, animações e animais conservados em vidros.
Muitos dos assuntos estudamos na escola e usamos no vestibular, como por exemplo a apresentação sobre petróleo, onde nos é explicado desde a formação do mesmo até assuntos atuais como a camada pré-sal.
Todas as demais apresentações nos fazem refletir sobre a ação do ser humano na vida marinha e suas consequencias.
By: Guilherme Dantas Esposito n° 17 3°A on outubro 11, 2012 at 10:28 pm
o projeto e otimo e queria pedi que apresentasse para o ensino fundamental
By: Francisco T. de Carvalh n° 11 1°c on maio 11, 2010
at 9:33 pm
Eu achei muito legal aprendi bastante coisas que eu não sabia. Parabens ha vocês do projeto descobrindo o mar.
By: caique on maio 11, 2010
at 11:04 pm
FOI TUDO OTIMO CONHER O MAR DE UM JEITO DIFERENTE !
By: Bianca Gomes Lima on maio 12, 2010
at 1:12 pm
Gostaria de saber mais sobre a parte de Oceanografia – Física. Qual é a principal circulação superficial das águas ?
Mayara Alves 2°A
By: Mayara Alves on maio 12, 2010
at 6:51 pm
Háa então eu axeei o Projeto muito interessante tevee coisass q eu nunca vii na mh vidaa!!
Fooi legaau seriaa Boom se todoos os bimestre tivesse esses tipoos de Projetoo…
Salve 1 A…. Haii Salaa ZIKAAÁ…
By: Karoline Pereira Santos on maio 12, 2010
at 10:24 pm
O projeto foi otimo só que foi muito pouco tempo
o tempo passou muito rapido, eu tirei minhas duvidas e apreendi muitas coisas
deveria ter mais projetos assim na escola.
1º F
By: Ricardo Siqueira Sarmento on maio 13, 2010
at 2:15 am
O projeto foi muito bom pois aprendi coisas novas e é bom aprender sobre o mar de maneira diferente e eu gostei de tudo . muito
legal espero que teja mais valeu ai .
By: victormoreiratrindade on maio 13, 2010
at 4:57 pm
eu acho que tem q programa melhor pq otempo e muito pouco e nos percebemos o nervosismo deles em querer passa o asunnto
By: jose orlando santos filho on maio 13, 2010
at 6:14 pm
Foi tudo muito bem organizado,mas o que atrapalhou um pouco foi o curto espaço de tempo que teve em cada materia em cada explicação
By: Geyzy Justino on maio 13, 2010
at 7:52 pm
o projeto é algo muito interresante, pois existen pessoas que não poderiam ter essas experiencias em outros lugares.Gostei muito gostaria que voltasse a minha escola.
By: victor hugo dos santos teodoro on maio 13, 2010
at 8:41 pm
o projeto foi muito bom porque eu aprendi coisas novas não só eu como os meus colegas.espero que volte lá na ecola,para nos passar novas coisas.
By: osvaldo on maio 13, 2010
at 8:54 pm
Eu achei o projeto excelente, os monitores explicarm tudo de uma forma facil de compreender. Espero que tenho outros projetos iguais a essa na minha escola.
Parabéns para o pessoal do descobrindo o mar.
By: Thalita, 1ºA, EE Amenaide Braga de Queiroz on maio 13, 2010
at 10:12 pm
Muito legal,pois aprendemos um pouco de cada coisa de um jeito facil e diferente.
Gostei,espero que isso ocorra mais vezes!
By: josé wagner martins andrade on maio 13, 2010
at 10:17 pm
Na minha opinião eu acho que deveria ser mais tempo o estudo , pois são coisas muitos interessantes para pouco tempo de participação . Acho tambem que o projeto deveria estar em todas as escolas estaduais , para que todos os alunos venham aprender e saber muito mais sobre o projeto .
Participar do projeto foi umas experiência muito interessante que todos os alunos puderam aprender muito mais .
Nome : Thamires Ribeiro N°42 Serie :2°B
By: Thamires Ribeiro on maio 13, 2010
at 10:44 pm
FOI MUITO INTERESSANTE,GOSTARIA DE REVER TUDO DE NOVO!
By: ANA PAULA PEREIRA on maio 13, 2010
at 11:35 pm
Uma Dúvida:
Como São Formados Os Corais ?
By: Nilson M. Kamiya on maio 14, 2010
at 8:41 pm
O projeto foi excelente , não precisa melhorar em nada !
Apenas , o tempo que foi muito curto ; devia ter mais de 20 minutos , tinha tanta coisa interessante para se aprender , mais valeu cada segundo que estive vendo , aprendendo sobre a “oceanografia” . Espero que outras escolas tenham a mesma oportunidade que nós tivemos.
Além desse projeto ter nos ajudado sobre as quatro partes do oceano , o mesmo nos ajudou em algumas matérias como : geogafia , física , biologia e química . Essa experiência que tivemos foi muito útil , até gostaria de ver de novo esse projeto .
Nome : Taise Bruna dos Santos Nº 38 Série : 2º D
E.E Profº Amenaide Braga de Queiroz.
By: Taise Bruna dos Santos on maio 15, 2010
at 4:10 pm
Adoreii muitoo o projeto aprendii muita coisa interresante
Queria que tivesse durado mais tempo!!
Escola estudal ProfºAmenaide Braga de Querioz
Larissi Costa Rmaos nº26 2ºD
By: Larissi Ramos on maio 15, 2010
at 4:51 pm
Adorei ter participado do projeto achei muito interessante na minha opniao nao precisa mudar nada . solucionou muitas duvidas minhas e de outros colegas em sala de aula .
E.E prof Amenaide Braga de Queiroz.
Jaqueline Jesus Macedo 2 D numero 20
By: Jaqueline Jesus Macedo on maio 15, 2010
at 7:32 pm
O projeto e realmente muito bom e interessante pois acaba com certas duvidas e disperta curiosidades.
E.E ProfºAmenaide Braga de Querioz
Daiane 2°D N° 06.
By: Daiane on maio 16, 2010
at 9:55 pm
O projeto pra mim não precisa melhorar,mas
a forma de relatorio que a professora pede
é muito ruim de fazer,particulamente não consigo expor tudo que entendi em um relatorio, um seminário ou um debate entre alunos e professores em sala de aula seria a melhor opção pois posso afirmar que os alunos ao invez de ficar se MATANDO,escrevendo,decorando e correndo para a entrega do relatório se procuparia em prestar atenção nos detalhes para poder impor o que aprendeu no seminário, seria uma forma mais divertida de aprender!
Grata Illa nº 15
( 1º B )
By: illa Araújo on maio 17, 2010
at 7:01 pm
Gostaria de tirar uma duvida , seria possivel fazer com que as geleiras voltassem a ser como era antes?
Espero resposta…
By: Erik Silva on maio 17, 2010
at 9:46 pm
Olá Erik. Para as geleiras voltarem ao estado normal é preciso que a temperatura média da região onde elas ocorrem diminua.
By: descobrindoomar on maio 21, 2010
at 4:34 pm
O projeto foi ótimo, mas não consegui entender direito o nome dos materiais usados na aula, como é o nome do material usado para coletar água para pesquisas? OBRIGADO
By: Ítalo Luiz on maio 17, 2010
at 9:56 pm
O nome do equipamento usado para coletar água é Garrafa de Niskin
By: descobrindoomar on maio 21, 2010
at 2:00 pm
O trabalho d evocês foi maravilhoso, me possibilitou aprender muito mais sobre todas as coisas que residem nos oceanos.
Obrigado pela visita
Jonathan 2°D n° 22
Amenaide Braga
By: Jonathan Marques de Oliveira on maio 18, 2010
at 12:05 am
E.E. Profª Amenaíde Braga de Queiroz
Marcos Vinicius nº:28 3ºA
Este projeto foi muito interessante e aprendemos muitos sobre os diversos ramos da oceanografia, e o prjeto serviu para que pensemos em nossos atos hoje para a natureza agradecer mais tarde.
Minhas dúvidas!
Perguntas:
1-)Quais doenças os plásticos consumidos pelo animais marinhos podem transmitir ao ser humano?
2-)De que maneira o ciclo das geleiras podem afetar o clima terrestre?
3-)Porque a areia da Bahia é diferente da areia do Litoral de São Paulo?
4-)No Brasil existe alguma localidade parecida com o “Lixão do Pacífico”?
5-)Qual a condutibilidade do sal?
By: Marcos Vinícius on maio 18, 2010
at 8:17 pm
O projeto foi uma coisa bem interessante e diferente do que agente ja tinha visto, possibilitando agente conhecer coisas novas. Parabêns pelo trabalho !
By: Flávia on maio 18, 2010
at 9:38 pm
E.E. Profª Amenaíde Braga de Queiroz
Samara Lima Najjar nº29 1ºD
Dúvidas:
O ciclo hidrológico ajuda a manter o clima do planeta em equilíbrio ?
By: Samara Lima Najjar on maio 18, 2010
at 9:54 pm
Eu adorei o projeto, ele esclareceu todas as minhas dúvidas sobre a oceanografia, sem contar que eu aprendi coisas que eu não sabia. Como a origem da areia da praia, oprojeto foi bastante esclarecedor, e as técnicas usadas para mostrar como ocorrem os fenômenos no oceno foram muito crativas.
Minhas dúvidas:
1) como é chamado o objeto usado para acender a lâmpada atravéz da água salgada?
2)existem baleias ou tubarões que se alimentam de matérias orgânicas?
3)em quanto tempo mais ou menos a elevação do nivel do mar vai deixar as cidades litorâneas submersas?
4)como é retirado sal de cozinha da água do mar?
5)pra onde os gases do efeito estufa vão? e o que acontece com eles?
By: Hanny on maio 19, 2010
at 1:23 am
Hanny, aqui vão as respostas:
1- O objeto usado na área da ocenografia química, não tem um nome específico, ele é um circuito elétrico aberto que permite mostrar como é a condução de eletricidade na água salgada.
2- Não, porém existem alguns tipos de baleias, chamadas baleias de barbatana (sub órdem misticethy) que se alimentam de zooplâctons como o Kril, um pequeno crustáceo. Existem também tubarões, como o tubarão baleia, maior peixe do planeta, que também se alimenta de grandes quantidades de zooplâncton.
3- Segundo o IPCC (Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas), até o fim do século o nível do mar irá aumentar em média 0,5 metros, porém isso é apenas uma estimativa. Leia o texto “Erosão da linha de costa: Um problema preocupante” para saber mais sobre o assunto.
4- Basicamente através da evaporação dessa água. De maneira simples, eles represam a água do mar em grandes tanques, e esperam o calor evaporar toda a água. Porém após ser retirado da água este sal recebe um tratamento de refino industrial.
5- Os gases do efeito estufa ficam armazenados na atmosfera do planeta.
By: descobrindoomar on maio 28, 2010
at 1:12 pm
Dúvidas : Como vocês fazem para identificar a quantidade de sal contida na água do mar ?
N°33 – 1°C
By: Natiele 1°C on maio 19, 2010
at 4:50 pm
Através da medição da condução de energia elétrica da água do mar. A condução de energia elétrica na água salgada é realizada pelos íons que o sal libera na água após ser dissociado pela água. Esses íons possuem cargas positivas e negativas que permitem a passagem da corrente elétrica por eles. Quanto mais sal presente na água, menos energia é perdida nesse processo, e por isso maior será a condutividade da solução (água + sal).
By: descobrindoomar on maio 21, 2010
at 4:13 pm
Dúvida : Como é formada a camada denominada Pré-sal ?
N°28-1°C
By: Mariana 1°C on maio 19, 2010
at 4:52 pm
Mariana, para responder a estas de mais perguntas sobre o pré sal, leia “Formação do petróleo” e “A história de formação do nosso oceano“
By: descobrindoomar on maio 21, 2010
at 3:05 pm
adoreii o progeto foi bem interessante eu nunca tinha ovido falar. gostei de saber q as corais são coloridas por causa das algas,e são chamadas de fenômeno de branqueamento de corais.
duvida:
de onde vem os lixos no oceano??
Nathalia Machado Rodrigues nº:32 série:2º C
By: nathalia Machado rodrigues on maio 19, 2010
at 6:00 pm
Olá Nathalia, leia o texto “Olixo nos oceanos” para responder sua pergunta. Obrigado
By: descobrindoomar on maio 19, 2010
at 7:06 pm
Eu achei que esse projeto foi um presente excelente para os alunos do Amenaíde. Além de levar conhecimento para os alunos, o projeto ainda abriu nossos olhos para vermos o que a poluição em geral pode causar danos ao ambiente em que vivemos, e que devemos nos conscientizar desses problemas antes que seja tarde. De assuntos que foram da vida marinha, até aquecimento global, o projeto conseguiu despertar interesse a todos.
Amei o projeto, e acho que essa iniciativa foi muito boa, pois todos devem saber sobre os maus que nos mesmos causamos ao planeta.
A todos os integrantes desse maravilhoso projeto um enorme PARABÉNS!!!
Veronica Castro Velasco nº 35 série 3ºA
Aluna da escola “Profª Amenaíde Braga de Queiroz”
By: Veronica Castro Velasco on maio 20, 2010
at 12:12 am
O projeto é muito interessante,serve para nos mostrar a importancia do planeta e como ele fica quando não pensamos nele em futuro próximo.
By: Lais bento da silva on maio 20, 2010
at 3:16 am
EE AMENAÍDE BRAGA DE QUEIROZ
O projeto é super interessante, foi bem facil de entender.
Dúvida: Como que surgiu o projeto ?
By: Thalita nº42 1ºA on maio 20, 2010
at 5:35 am
Olá Thalita, para responder a esta pergunta leia “Formação do petróleo da camada Pré Sal“
By: descobrindoomar on maio 21, 2010
at 11:30 am
Como são formados os corais ?
By: Lucas Alves 1° A n°29 on maio 20, 2010
at 3:02 pm
Os corais são colônias de organismos pertencentes ao filo dos cnidários, parentes da água viva de das anêmonas. Suas colônias ocorrem em regiões oceânicas afastadas do costa onde a água possui baixa quantidade de nutrientes (oligotróficas) e muito pouco material em suspensão (água cristalinas). Existem dois tipos de corais, os corais verdadeiros que são capazes de formar recifes (estruturas rochosas formadas por carbonato de cálcio) e os falsos corais que não formam recife. Para formar o recife, os corais utilizam dois íons presentes na água do mar, o íon carbonato [CO3-] e os íons de cálcio [Ca+], transformando-os em um composto chamado carbonato de cálcio [CaCO3], substância dura que é utilizada na constituição de nossos ossos, por exemplo. Leia “Acidificação dos oceanos, um risco eminente” e entenda como esses organismos podem ser afetados pela emissão descontrolada de CO2 na atmosfera.
By: descobrindoomar on maio 28, 2010
at 1:47 pm
Na minha opinião o projeto é muito interessante e é importante ser levado nas escolas pois ensina aos alunos mais sobre o mar, tira curiosidades enfim nos oferece ensino e aprendizado sobre o mar !
By: Paloma de Paula Silva on maio 21, 2010
at 12:14 am
Minhas Perguntas:
1) Qual a utilização do petróleo que é formado pela transformação de matéria orgânica ?
2) Como é recebida a energia solar no nosso planeta ?
3) Como são formadas as correntes oceânicas superficiais e onde elas se movimentam ?
4) O que causa o movimento de subida e descida do nível do mar ?
5) O que causa a concentração de lixo no Oceano Pacífico ?
By: Paloma de Paula Silva 2° B on maio 21, 2010
at 12:32 am
Paloma, lendo os seguintes textos você encontrará as respostas para todas as suas perguntas:
1- “Formação do petróleo”
2- “Correntes oceânicas e o clima”
3- “Correntes oceânicas superficiais”
4- “Como é formada a maré”
5- “O lixo nos oceano“
By: descobrindoomar on maio 23, 2010
at 2:01 pm
bom o projeto foi ótimo me ajudou nas dúvida em que eu tinha sobre o mar…
só não endi muito bem sobre o que os videos queriam explicar.
By: karine on maio 22, 2010
at 4:21 pm
olá minha duvida é como que surgiu esse projeto descobrindo o mar para leva-ló até a escola amenaide?
By: karine on maio 22, 2010
at 4:26 pm
Bom Karine, o projeto surgiu da iniciativa de quatro alunos de graduação do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo em 2005. A partir de 2008 ele foi incorporado ao departamento de extensão da Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas – FUNDESPA, onde começou a ser aplicado em escolas públicas do município de São Paulo. Ano passa do o projeto realizou duas etapas piloto em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de São Paulo. Neste ano, estamos visitando as escolas que a Secretaria indica através da Diretoria de Ensino da Zona Norte 2, e a escola de vocês foi uma das escolhidas.
By: descobrindoomar on maio 23, 2010
at 9:49 pm
Minha duvida é em relação ao petroléo, pois em uma das bancadas explicaram algo de que ele demora um tempo muito longo para se formar, e gostaria de saber se vocês tem uma estimativa de tempo, e do que é formado o petroléo.
By: Veronica Castro Velasco on maio 22, 2010
at 9:21 pm
Duvida:Como é recebida a energia solar no nosso Planeta???
By: Miriana 1°C N°30 Amenaide on maio 23, 2010
at 4:10 pm
Mariana, leia o texto “Correntes oceânicas e o clima” para responder essa dúvida.
By: descobrindoomar on maio 23, 2010
at 9:19 pm
Tharick 2ºD Nº39
Eu achei o projeto muito bom, todos os monitores explicam bem e facil de compreender. Parabéns para o pessoal do descobrindo o mar.
Que voltem mais vezes no Amenaide Braga de Queiroz
Duvida: De que maneira as geleiras podem afetar o clima terrestre?
By: Tharick Madeira Relvas on maio 24, 2010
at 3:54 pm
Tharick, o derretimento das geleiras podem freiar o afundamento de água oceânica que ocorre nos polos devido a introdução de água doce no oceano por meio do gelo derretido. Isso pode causar a parada da circulação oceânica global, interrompendo o transporte de calor das regiões tropicais para as regiões polares que é realizado pelas correntes oceânicas. Para saber mais sobre como as correntes oceânicas são formadas, leia os textos presentes na págia“” rel=”nofollow”>Entendendo as correntes oceânicas“
By: descobrindoomar on maio 27, 2010
at 4:30 pm
o projeto e super interessante…. pude me concientizar que a importancia do equilibrio maritimo e tao importante quanto outras coisas q ainda sm afetam o planeta…. gostei muito
By: kamila 3B on maio 25, 2010
at 2:19 am
Duvida: alem das rochas e de sertos tipos de conxas tem outro meio de se obter areia ?
By: Kamila 3B on maio 25, 2010
at 2:21 am
Kamila, as areais das praias são formadas apenas por fragmentos de rochas. As conchas presentes em algumas praias são chamadas de biodetritos.
By: descobrindoomar on maio 25, 2010
at 11:46 am
E.E escola Prof Carlos de Laet
O projeto é ótimo,proficionais muito atensiosos e bem preparados para nôs passar coisas tão magnificas
By: eduardo da silva paiva on maio 25, 2010
at 3:43 pm
E.E Profª Amenaíde Braga de Queiroz
Vinícius Soares 1ºD Nº 42
Dúvida: Quais os tipos de correntes oceânicas existentes?
By: Vinícius on maio 25, 2010
at 5:56 pm
Vinícius, existem dois tipos de correntes oceânicas, as superficiais e as termohalinas. Leia os texto presentes na página “Entendendo as correntes oceânicas” para saber como essas correntes funcionam.
By: descobrindoomar on maio 26, 2010
at 5:03 pm
Vinícius, para saber sobre as correntes oceânicas leia os textos presentes na página “Entendendo as correntes oceânicas“
By: descobrindoomar on maio 27, 2010
at 4:11 pm
E.E. Profª Amenaíde Braga de Queiroz
Marcos Vinicius nº:28 3ºA
Achei o projeto muito interessante e explicativo, mas como sou deficiente auitivo ficou díficil entender o que os alunos da USP falaram, gostaria de sugerir que este projeto tivesse algum folheto explicativo, para que ficasse mais fácil a minha compreensão. E por isso fiquei com uma dúvida:
Porque no circuito elétrico a lâmpada acende com a água salgada e não acende com a água doce?
obrigado e espero a resposta!!
By: Marcos Vinícius on maio 25, 2010
at 8:12 pm
E.E.Prof;Carlos de laet
Na minha opinião a palestra foi muito bem diministrada e consequentemente ouve um bom entendimento e curiosidades dos alunos.
O projeto está de parabéns e tbm os instrutores que se preucuparam em passar uma informaçao clara e objetiva aos alunos.
By: Edvaldo Cavalcante da Silva Junior on maio 25, 2010
at 9:34 pm
O projeto descobrindo mar me fez observar coisas interesantes sobre o mar .eu naum tive a oportunidade de apreciar o projeto mais li o texto e visitei o blog que tambem são muito interesante
By: Ataizia Lisboa da Silva on maio 27, 2010
at 5:33 pm
eu achei muito legal e interresante porque descobrir coisas novas ,aprendi mais sobre o mundo do mar ,coisas que são necessarias todos nois sabermos,porque de alguma maneira fazer parte do nosso cotidiano.algumas ações nossas podem nos prejudicar e prejudicar o mundo do mar tambem
By: sheila nogueira on maio 27, 2010
at 5:49 pm
E.E. Profª Amenaíde Braga de Queiroz
Samara Lima Najjar nº29 1ºD
Adorei o projeto,podemos descobrir que o mar é muito mais complexo do que se imagina,e podemnos ver sobre os processo que o homem faz e que altera todo esse ecossistema!
By: Samara Lima Najjar on maio 29, 2010
at 10:12 pm
Sou da Escola “Profº Carlos de Laet” Achei o projeto ótimo,pois devido o tempo não consegui assistir todas as experiências, mas o que vi apressiei muito, exposição, conhecimento, material…
Parabéns a todos que participam desse projeto. Flavia Guedes – 2º TA
By: Flavia Ap. Guedes Ferreira on junho 9, 2010
at 11:27 am
E.E.Carlos de Laet
adorei o projeto pois esse assunto desperta o entereces dos alunos foi muito bem adiministrado e com otimos profissionais para explicar e teirartodas as nossa duvidas.
Keylla Nayara de O. N°21 2°A
By: keylla nayara on junho 11, 2010
at 4:09 pm
Eu adorei o projeto, ele esclareceu todas as minhas dúvidas sobre a oceanografia, sem contar que eu aprendi coisas que eu não sabia. Como a origem da areia da praia, oprojeto foi bastante esclarecedor, e as técnicas usadas para mostrar como ocorrem os fenômenos no oceno foram muito crativas.
Jessica de Souza N°18 2°A
By: Jessica de souza on junho 11, 2010
at 4:32 pm
Na minha opinião o projeto é muito interessante e é importante ser levado nas escolas pois ensina aos alunos mais sobre o mar, tira curiosidades enfim nos oferece ensino e aprendizado sobre o mar !
Patricia Renata da conceição mathias N°25 2°A
By: Patricia Renata on junho 11, 2010
at 4:34 pm
O projeto foi muito bom pois aprendi coisas novas e é bom aprender sobre o mar de maneira diferente e eu gostei de tudo . muito
legal espero que teja mais valeu ai .
Mariana Caroline Tardin Leocádio N°23 2°A
By: Mariana on junho 11, 2010
at 4:36 pm
Adorei o projeto foi um otimo assunto pra ser estudado e esse tema foi otimo pois despertou o enteresse de todos os alunos e é foi bom pois tirei todas as minhas duvidas sobre a vida nos mares e oceanos.
Keylla Nayara de O. N°21 2°A
By: keylla nayara on junho 11, 2010
at 4:39 pm
O projeto foi muito bom pois aprendi coisas novas e é bom aprender sobre o mar de maneira diferente e eu gostei de tudo . muito
legal espero que teja mais valeu ai .
By: Patricia Renata on junho 11, 2010
at 4:41 pm
Gostei muito do projeto descobrindo mar ter ir na minha escola pois tirei algumas duvidas minhas, sobre algumas matérias!
Gabriela Da Silva Carvalho
E.E. Alfredo Inácio Trindade
2°E num°7
By: Gabriela da Silva Carvalho on agosto 28, 2010
at 4:33 pm
Pessoalmente acho que o projeto foi ótimo,as explicações foram boas ,porém descobri coisas que não sabia,tirei minhas dúvidas.
Que este projeto seja passado para outras escolas vale a pena,aprende coisas muito importantes para sociedade como saber dar mais valor para a Natureza.
*_*
By: cybelly on agosto 28, 2010
at 9:23 pm
muito bom , deveria ter mais projeto desses na escola , é muito bom!
alfredo inacio trindade
1D
By: marco aurelio on agosto 29, 2010
at 3:28 pm
achei o trabalho muito bom , deveria ter isso mais vezes na escola . Eu nem sabia tudo isso do mar . Mas o trabalho deles são muito BOM .
Larissa Aguiar Machado.
E.E.Alfredo Inácio Trindade.
7°C
By: Larissa Aguiar Machado on agosto 31, 2010
at 1:45 am
Ótimo projeto mais eles deveriam ir na minha escola para ensinar mais sobre esse projeto Ótimo 🙂
E.E. Alfredo Inácio Trindade
1ºD
By: Yann Carr on agosto 31, 2010
at 3:36 pm
Ótimo projeto mais eles deveriam ir na minha escola para ensinar mais sobre esse projeto Ótimo 🙂
E.E. Alfredo Inácio Trindade
1ºD
Nº 39
By: Yann Carr on agosto 31, 2010
at 3:37 pm
projeto muito bem elaborado,pois as explicações nos deixam sem duvida,ou seja,de facil entendimento. E.E.Alfredo Inácio Trindade
Série:1*D
n*18
By: ivan gabriel on setembro 1, 2010
at 12:45 am
Gostei bastante do projeto, o assusto abordo foi bem legal, as explicações foram ótimas.
Estão de Parabéns:>
Abraços para todos…
Escola Estadual ”Alfredo Inácio trindade”
malcolm Alexandre 3ºB – número 21
By: malcolm Alexandre de Oliveira on setembro 4, 2010
at 10:33 pm
É muito interessante esse projeto,pois,geralmente na sala de aula aprendemos apenas á parte teorica o que muitas vezes torna o assunto chato,mas quando podemos ver,fazer experiencias isso se torna em minha opinião a coisa mais extraordinária porque aprendemos de maneira muito fácil o que antes era um pouco complicado. E.E.ALBINO CÉSAR 2A n:23
By: natalia santos de oliveira on outubro 6, 2010
at 8:05 pm
o projeto q foi feito em minha escola foi legal
By: janailton on outubro 9, 2010
at 4:45 pm
ola, meu nome é Camila sou do Albino Cesar do 1°G.
Adorei o projeto, os monitores explicaram de uma forma
para todos compreeder e é importante saber mais sobre a
natureza e os mares, o que se passa pelo nosso mundo, etc.
Espero que esse projeto continue se espalhando por todas as escolas.
By: camila santos da anunciacao on outubro 12, 2010
at 3:14 pm
Eu gostei muito e gostaria de que projetos como esse fosse mais vezes na esscola.
nome: kennet Andersson Brito Magalhaes 1º h
Escola:E.E. Albino Cesar
By: kennet andersson brito magalhaes on outubro 13, 2010
at 5:13 pm
eu gostei muito do projeto ele ajudou a entender melhor as materias adorei o projeto
By: isabela lopes gomes on outubro 19, 2010
at 9:32 pm
o projeto é muito legal, já até pensei em fazer a faculdade de oceonografia, achei muito interessante todas as areas:oceonografia física,oceonografia química,oceonografia biologia.
mas o que mais me interessou foi a parte de biologia
parabens pelo projeto.
By: debora peite da silva on outubro 19, 2010
at 10:39 pm
O projeto é ótimo !
Eu acho que se vocês se apresentassem em mais escolas vocês poderiam ser mais reconhecidos e ser mais apoiados
Bom não tem muito o que falar desse projeto o que se pode falar é que a equipe , a organização ,os temas aboradados . em fim tudo foi bem planejado bem esrtruturado . não tem como negar : o projeto é ótimo
Parabéns !
By: Erica Leticia dos Santos on outubro 19, 2010
at 11:50 pm
achei muito interessante , os temas apresentados
poderia ter mas divulgação na escola, para aprendizado e concientização ellen 1 F
By: ellen garcia 1F n 13 on outubro 20, 2010
at 5:25 pm
muito legal
By: tamer on outubro 25, 2010
at 12:30 pm
eu achei esse projeto bom, e muito
interessante.pois ajuda muito
a melhora do nosso planeta..
By: thayna aparecida costa santos on outubro 27, 2010
at 7:51 pm
eu achei muito interessante
pois ajuda na melhora do nosso
planeta.
By: thayna aparecida costa santos on outubro 27, 2010
at 7:54 pm
Achei muito legal, os monitores souberam explicar !
Gostei da parte dos organismos marinhos.
By: Gabriel on outubro 27, 2010
at 9:40 pm
E.E Albino César
NOME:Gabriel do Amaral Marin série:1ºJ
Na apresentação sobre tema Descobrindo o mar, nós aprendemos não só que temos de preservar o meio Ambiente como temos também de alertar sobre os riscos que alguns atos podem prejudicar o meio ambiente.
Também podemos falar sobre alguns atos que podem ajudar muito o meio ambiente,como por exemplo a reciclagem do lixo, e separar corretamente o lixo para a coleta,Não jogar lixo nos oceanos, e parar de poluir o ar,Como algumas indústrias ainda fazem. Algumas pessoas já adotarão o modo sustentável de viver utilizando maneiras variadas de transporte como exemplo: ir trabalhar de bicicleta, ônibus,Metrô ou até mesmo a pé, e não só o modo de se locomover mas também em casa utilizando energia solar, bicombustível,e se conscientizando sobre os gastos de energia,e água.
Nós vimos também como a água salgada conduz a eletricidade e a doce não, vimos aparelhos que os biólogos marinho utilizão para medir a profundidade,e nível de sal nos oceanos, Vimos também os degelos das calotas polares,e como elas estão atualmente.Vimos aparelhos (boias) que mede as ondas e o movimento do mar,Vimos diferentes espécies de animais marinhos,plantas e ossos de alguns deles(animais), também aprendemos sobre a cadeia alimentar dos seres marinhos.
Por fim vimos diferentes tipos de areias de praias,estudamos algumas através do microscópio,e aprendemos um pouco mais sobre a foto síntese.
By: Gabriel do Amaral Marin on outubro 28, 2010
at 7:08 pm
Eu gostei bastante,é muito interesante entender coisas novas,com as imagens e videos ficou muito tudo mais facil…É bom saber que o clima muda de acordo com a água do mar!muito massa apesar de ja saber…Deu para entender um pouco de cada e espero que vocês aprendam mais coisa boas para ano que vem nos explicar.
Parabens pelo projeto
E.E Alberto Cardoso de Mello Neto
Nome: Hugo dos Santos Passos
Nº 20
Série: 2ºC
By: Hugo dos Santos Passos on novembro 10, 2010
at 3:59 pm
Muito bom esse Projeto! descobri coisas que nunca imaginei que existiam, super interessante!! Adoreii
By: Andressa Lima on novembro 10, 2010
at 11:20 pm
os temas abordados nessa apresentação
o que mais me intereçou foi a parte de quimica e biologia.
cuidar do meio ambiente é ser consiente
do que faz.
By: domenick antonio didiano alves on novembro 15, 2010
at 6:43 pm
eu sou aluna do julio pestana e assisti a palestra e adorei
é uma pena que tenha sido muito pouco tempo
eu acho que seria excelente se um dia voces pudessem
acrescentar o tempo da palestra para que os interessados
possam obter mas informaçãoes
By: dabila on janeiro 10, 2011
at 7:07 pm
E.E Silva Jardim
Foi de mais a apresentação, mas o que eu mais gostei foi aprender sobre a vida marinha .
E tipo fiquei impressionado com aquela foto da tartaruga com um lacre bem no meio dela, coitada ela não tem culpa quem tem culpa somos nós que jogamos lixos nas rua.
Depois dessa foto eu não jogo mais lixo nas rua de maneira nenhuma!
Muito obrigado gostaria de aprender muitos mais sobre a biologia marinha
Aprendi muito com vcs Obrigado mesmo ….
Felipe Araujo 2ºB
By: Felipe Araujo on abril 2, 2011
at 3:39 am
O projeto foi e é muito interessante, pois nos mostrou e nos explicou como funciona, como é feito, e até como é estudado o oceano, nos mostrou a importância que o mar exerce sobre o meio ambiente e nos mostrou a influência que o homem também exerce sobre o oceano quando não sabe “usá-lo”.
e como a gente ajuda a poluir o nosso planeta e acabe com as vidas dos Animais
e de natureza…
E.E.Eurico Fugueredo
By: Tamires Conceição Izidoro on maio 2, 2011
at 12:42 pm
A palestra foi muito bm,através desse ensino transmitido pelos alunos da faculdade de sp usp nós aprendemos da onde vem o sal e como ela é transportada da rocha até o mar e a diferença entre as águas do mar com as cachoeira
EE.EURICOFIGUEIREDO
2 D
By: DANIELLE FERREIRA NEVES on maio 4, 2011
at 1:28 pm
atraves da palestra nós aprendemos com os alunos da usp de onde vem o sal veio e como ele e´transportado pelas águas do mar e tbm a di8ferença entran as aguas dos rios para as águas dos mares e o pq q a água dos rios é doce.
tbm aprendemos sbre os perigos de jogar lixos nos mares e a aluna da usp mostrou como um exemplo a tartaruga q foi encontada com um lacre de garrafa pepi dividindo ela no meio e dificutando asua vida o outro aluno nos mostro os animais aquaticos em conserva e falando de cada função deles
E.E.EURICO FIGUEIREDO
2 D
By: DANIELLE FERREIRA NEVES on maio 4, 2011
at 1:38 pm
a palestra nos ajuadou preservar o meio ambiente falando sobre a vida dos animais como eles vivem essa palestra e muito importante para aprender sobre a natureza q estamos destruindo !!!!
By: nicollas on maio 23, 2011
at 11:06 pm
Aprendi muita coisa interessante e importante
esse projeto é otimo para ensina os alunos um pouco do mundo em que nós vivemos e cuidar mais do planeta terra que é muito importante.
E.E.EURICO FIGUEIREDO
2 C 😀
By: Manuela on maio 24, 2011
at 7:34 pm
O projeito foi muito bom.
By: Bruna Sousa on maio 27, 2011
at 2:40 pm
Obrigado, Bruna. Não esqueça de responder as perguntas em “Trabalho Complementar 1”.
By: descobrindoomar on junho 1, 2011
at 3:49 pm
BYANKA DO 1B DA ESCOLA CYRENE DE OLIVEIRA LAET
Gostei muito das explicações pois explicou muitas coisas legais como quando alguma pessoa joga lixo nas ruas isso não afeta somente o efeito estufa e sim o oceano que toda os lixos que nos seres humanos jogamos na rua vai tudo para o oceano, além de fazer muito mau para os submarinos eles comem achando que e alimento e acaba morrendo poriço devemos cuidar mas do meio ambiente para todos nos sermos beneficiados tanto quanto o ser humano a natureza pois nos precisamos um ao outro para sobreviver.
By: BYANKA COSTA GUIALHEIRO on maio 27, 2011
at 8:01 pm
NOME:DJAYMARAN SERIÉ:1ºA ESCOLA:CYRENE DE OLIVEIRA LAET
Com a palestra eu apredi quando alguma pessoa joga lixo nas ruas isso não afeta somente o efeito estufa e sim o oceano que toda os lixos que nos seres humanos jogamos na rua vai tudo para o oceano, além de fazer muito mau para os submarinos.
A palestra tambem me ajudou ao ensino em sala de aula, e como prevenir o meio ambiente.
Também podemos falar sobre alguns atos que podem ajudar muito o meio ambiente,como por exemplo a reciclagem do lixo, e separar corretamente o lixo para a coleta,Não jogar lixo nos oceanos, e parar de poluir o ar,Como algumas indústrias ainda fazem. Algumas pessoas já adotarão o modo sustentável de viver utilizando maneiras variadas de transporte como exemplo: ir trabalhar de bicicleta, ônibus,Metrô ou até mesmo a pé, e não só o modo de se locomover mas também em casa utilizando energia solar.
A água salgada conduz a eletricidade e a doce não, vimos aparelhos que os biólogos marinho utilizão para medir a profundidade,e nível de sal nos oceanos, Vimos também os degelos das calotas polares,e como elas estão atualmente.
By: Djaymaran Fernandes on junho 3, 2011
at 2:13 pm
A palestra foi importante porque descorir muitas
curiosidades sobre o mar que as vezes
não pensamos quando vai ao mar
nome: Ariane L. do nascimento
n°da chamada:01
serie:2°b
escola:D.CYRENE
By: Ariane on junho 10, 2011
at 2:19 pm
A apresentação do programa teve
certo fundamento nas displinas
de química ,biologia,geografia em fim
levou até nós objetos utilizados por
pesquisadores com grande importancia
By: ariane liborio do nascimento, n° 01 serie : 2° b on junho 10, 2011
at 2:28 pm
foi muito legal !!!
conhecer as curiosidades do fundo do mar
além disso envovel diversos assuntos
como das materias química ,biologia e geografia
como o assunto da recllagem para presevar
a vida do meio ambiente !!!!!
By: Ariane on junho 10, 2011
at 2:36 pm
Eu gostei muito achei tudo muito interessante e legal. Mais eu queria que vocês me mandassem por email ou publicassem o video da química, para mim. Talita
E.E. Prof° Sebastião de Souza Bueno
By: Talita on setembro 26, 2011
at 9:32 pm
Talita, atendendo ao seu pedido, publiquei os links para download de todas as apresentações utilizadas no Projeto Descobrindo o Mar. Estes links estão presentes dentro da widget “Download das apresentações” na página inicial do projeto. Bons estudos
By: descobrindoomar on setembro 27, 2011
at 10:51 am
Foi muito interessante consegui tirar varias duvidas sobre essa matéria ,que nos fala aonde vai o lixo doméstico ,o quanto os animais acabam sofrendo com isso .E também tirei algumas duvidas sobre os animais marinhos que eles mostraram como baiacu ,o esqueleto do tubarão e entre outros.
By: Guilherme Sousa Ramos Nº 16 1º B ETEC Parque Santo Antonio on outubro 8, 2012
at 7:15 pm
O projeto é ótimo, aborda os temas de um modo bem interessante, mostrando imagens, videos, animações e animais conservados em vidros.
Muitos dos assuntos estudamos na escola e usamos no vestibular, como por exemplo a apresentação sobre petróleo, onde nos é explicado desde a formação do mesmo até assuntos atuais como a camada pré-sal.
Todas as demais apresentações nos fazem refletir sobre a ação do ser humano na vida marinha e suas consequencias.
By: Guilherme Dantas Esposito n° 17 3°A on outubro 11, 2012
at 10:28 pm