Publicado por: descobrindoomar | maio 27, 2010

A cadeia alimentar marinha

Nos ecossistemas, existe um fluxo de energia e de nutrientes como elos interligados de uma cadeia. Nela os “elos” são chamados de níveis tróficos e incluem os produtores, os consumidores (primários, secundários, terciários, etc.) e os decompositores.

Uma cadeia alimentar é um diagrama que ilustra os relacionamentos alimentares entre vegetais e animais em uma determinada área. Basicamente descreve quem come quem. É através dessa cadeia que a matéria orgânica e a energia são transportadas entre os diferentes níveis tróficos.

A cadeia alimentar marinha, assim como a terrestre, tem início com os organismos autótrofos, que através da fotossíntese (ou em menor escala da quimiossíntese) transformam a matéria inorgânica (nutrientes e CO2) em tecidos orgânicos vivos, fixando assim a energia provinda do sol, através da reação a seguir:

6CO2 + 6H2O → C6H12O6 + 6O2

No caso do ambiente marinho pelágico (coluna de água) esses organismos autótrofos são as microalgas, formadores do fitoplâncton. A partir do consumo dessas microalgas, os consumidores primários (zooplâncton) disponibilizam essa matéria orgânica para os níveis mais altos da cadeia. Peixes filtradores, tais como a sardinha e o arenque, por exemplo, alimentam-se do zooplâncton, fazendo o papel de consumidores secundários e são predados por peixes maiores, como atuns, que servirão de alimento para os animais do topo da cadeia como tubarões e baleias .

É importante lembrar que todos os organismos consomem energia para sustentarem os processos bioquímicos de seus corpos, se reproduzirem, locomoverem e realizarem excreção. Sendo assim, parte da energia fixada pelo fitoplâncton é perdida a cada nível trófico e a quantidade de níveis tróficos de uma cadeia alimentar é limitada. Além disso, todos esses organismos excretam, produzem fezes e muitas vezes morrem antes de serem consumidos. Essas fezes e organismos mortos são decompostos pelas bactérias que transformam a matéria orgânica novamente em matéria inorgânica (nutrientes), que será novamente utilizada para a produção primária, fechando assim o ciclo.

About these ads

Responses

  1. eu adoreiii esse site em defeza dos animaisss marinhuuu e muito legal saber que tem gente como nos fazendo algo pelos animais a fundespa e muito especial para o desenvolvimento do mundo e tambem do planeta continuem assim !!!

  2. me ajudou muito na tarefa, obrigada!!!

  3. Gostei é legal saber que o site da Fundespa esta fazendo algo para protege os peixes marinhos muito legal adorei esse site primeira vez que eu leio e vo ler mais vez muito interesante adorei aforma que ees espreção o amor que tem pelos peixes adoreii!!!!! xau !!!

  4. gostei muito deste site,pois ele de respostas para minhas dúvidas ,uma vez que irei apresentar um seminário e uma maquete relacionada ao tema,e só aqui pude entender claramente sobre o mesmo,valeuuuuuu.

  5. vlw ajudou em minha pesquisa ;] vlw .. HAHA ..

  6. que legal

  7. eu estou copiando pra mim levar pra escola a cadeia alimentar marinha

  8. gostei muito foi muito importante para o meu trabalho


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: