Publicado por: descobrindoomar | maio 1, 2009

Aquecimento global diminui as geleiras

O aquecimento global é um assunto que preocupa a mente da maioria das pessoas. Segundo o relatório do  IPCC (Painel Inter-governamental para Mudanças Climáticas), a temperatura média do planeta teve um aumento de 0,75ºC de 1906 a 2005 e pode ser ainda maior para as próximas décadas. O aumento da temperatura do planeta pode causar diversas mudanças no clima e trazer consequências graves para a humanidade. A calota de gelo existente no pólo norte sobre o oceano Ártico vem diminuindo sua extensão rapidamente em resposta a este aumento de temperatura.

Por meio de um processo natural e sazonal (que varia com as estações do ano), a área da calota de gelo que cobre parte do oceano Ártico aumenta e diminui durante o ano, com o decorrer das estações. No período compreendido entre primavera e verão, ocorre diminuição da área coberta por gelo, devido à ocorrência de temperaturas mais altas nessa época. Entre outono e inverno, ocorre o contrário, a diminuição brusca na temperatura congela grande parte do gelo derretido no verão, aumentando a área de cobertura de gelo. Desta forma, parte da calota polar do Ártico derrete e volta a congelar anualmente, e parte mantém-se inalterada, o chamado gelo permanente.

Satélites da NASA monitoram a calota polar sobre o Ártico e vem registrando essa variação sazonal desde 1979. O vídeo acima corresponde ao monitoramento da calota de gelo do oceano Ártico do dia 1 de janeiro a 14 de setembro de 2007, dia no qual foi registrada a menor área de gelo permanente desde o início das medições em 1979. A área medida nesse dia foi 38% menor que a média das últimas décadas.

Esse excessivo derretimento é resultado do aumento da temperatura nesta região e pode causar mudanças consideráveis no movimento das correntes do oceano  Atlântico Norte, que é bastante influenciado por essas geleiras. Além disso, este fenômeno pode contribuir com o aumento do nível médio dos oceanos e também causar graves consequências para as espécies de animais que vivem no Ártico, como o urso polar. De acordo com as fotos registradas pelos satélites, desde 1979 a área de gelo permanente vem diminuindo 10% a cada década.

Para finalizar, deixo no ar uma pergunta: Será que a mão do homem tem influência sobre esse sério fenômeno?

About these ads

Responses

  1. isso ocorre por meio de um processo natural(estaçoes do ano)com o quecimento global as geleiras vem derretendo cada vez mais podendo ter serios riscos no futuro como por exemplo em certas areas proximas dos mares alagarem para sempre…

    de certa forma o homem podre ate ajudar
    mais caso contrario pode adiar mais e mais esse processo …

  2. Ocorre devido as mudanças climáticas .

  3. ele até tem, mas é o que ele faz é acelerar o processo, pra que tudo isso aconteça.

  4. ele até tem, mas é o que ele faz é acelerar o processo, pra que tudo isso aconteça. E.E. Amenaide Braga de Queiroz, nº: 37,1º: A

  5. Sim . O ser humano acelerou o processo do aquecimento global produzindo muito CO ² na atmosfera ,ou seja , jogando lixo onde não se deve .

    E. E. Profº Amenaíde braga de queiroz
    Nº : 03 1º D

  6. O que aconteceria com nos seres humanos se o gelo do Ártico fosse totalmente derretido e não voltasse a se compor? Além de mudar as correntes do oceano o que mais afetaria?
    – E.E.Profº Amenaide Braga de Queiroz .. 1ºD Nº25.

    • Poderia causar a extinsão de diversas espécies que vivem no Ártico como os ursos polares por exemplo.

  7. Sim, pelo que eu entendi o aquecimento global já era algo que aconteceria d acordo com o tempo, o homem apenas acelerou o processo.

    E.E. Profª Amenaíde Bagra De Queiroz…. 2ºC Nº 42

  8. Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar e em padrões de precipitação resultando em enchentes e seca

  9. Quanto tempo a água demora pra dissolver o plástico?

    E.E.ProfªAmenaide Braga de Queiroz
    1ºD Nº25

  10. o homem esta acelerando o processo de derretimento muito rrapidamente isso acaba dando mais volume nos mares e as inundaçoes nas costa da cidades sao mais frequentes.

  11. E.E Amenaide braga de queiroz

    O Aquecimento global é um processo que a Terra tem que passar mais o homem pode ajudar desacelerando o processo, com o derretimento das geleiras muitas cidades do mundo serão submerças a agua do mar aumentando o nivél do mar em todo o mundo.

  12. -
    Eu creio que o homem seja responsavél sim pois ele demorou muito tempo para cair na real de que as calotas polares estão derretendo muito rápido, e não fazendo nada para amenizar isso .

    Abel Junior Nº 01 2ºC
    E.E Profª Amenaide Braga De Queiroz

  13. - O que é variação sazonal?
    – Com o aumento do nível dos oceanos no aquecimento global , caso seja alto, qual cidade litorânea brasileira seria a mais atingida?

    • Stefany, variação sazonal é a variação das condições climáticas e ambientais com a passagem das estações do ano.
      Todas as cidades litorâneas poderão ser afetadas com a subida do nivel do mar, isso porque nelas existem diversos tipos de construções próximas à praia. São justamente estas contruções, como prédios, hotéis, marinas, estradas e calçadões que poderão ser afetadas com a subida do nível do mar. Não dá para saber qual cidade será mais afetada pela subida do nível do mar, uma vez que própria subida do nível é um processo ainda não muito bem definido pelos cientistas.

  14. [...] os textos “Efeito estufa e o aquecimento global – Perspectivas futuras” e “Aquecimento global diminui as geleiras” para responder as questões 3 e 4. Assista também aos [...]

  15. Será que a mão do homem tem influência sobre esse sério fenômeno?
    Claro que sim, nós Homens somos sim culpados por isso, cometemos uma serie de erros. Mas isso não esta prejudicando o planeta em si, mas sim à nós homens. Com essa series de erros estamos fazendo o processo natural ( aquecimento Global) acelerar, isso causa algumas complicações, uma delas é o derretimentos das geleiras. Isso faz com que o nível do mar aumente e consequentemente irá inundar as cidades litorâneas. Para isso ser evitado é preciso diminuir a poluição, aumentar o reflorestamento, conter a produção industrial desfreada, não usar produtos que contem gases nocivos á camada de ozônio e diminuir a emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
    Temos que ter consciência desses erros que cometemos e pensar que não somos a ultima geração que viverá nesse planeta e por isso temos que preservá-lo, não temos o direito de fazer isso!

    E E Albino César
    1° I


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: